Badminton: Portugal vence três títulos

0
516
Os atletas que representaram a seleção nacional
- publicidade -

Torneio realizado no CAR teve resultados históricos para o badminton nacional

A quarta edição dos Internacionais de Portugal se Sub17, realizada no Centro de Alto Rendimento de Badminton em Caldas da Rainha no passado fim de semana, terminou com resultados históricos para os atletas portugueses. Ao longo de três dias, Portugal destacou-se ao conquistar três dos cinco títulos em disputa na prova que juntou perto de uma centena de participantes, repetindo o feito alcançado no ano anterior.
Tiago Berenguer, jovem madeirense campeão nacional de seniores com apenas 16 anos, fez história ao vencer pela terceira vez consecutiva a prova de singulares masculinos no U17 Portugal Open, numa final lusa contra César Rodrigues.
Berenguer encerra a sua participação na categoria sub17 como o atleta mais vitorioso da competição, com três títulos em quatro edições, começando o seu percurso com um terceiro lugar em 2021, aos 13 anos. Outro destaque desta edição foi Martim Marques, que, com apenas 13 anos, alcançou os quartos de final.
Na prova de singulares femininos, Maribel Sousa tornou-se a primeira portuguesa a chegar à final da competição. Apesar da luta, foi derrotada pela ucraniana Polina Prykhodko, mas conseguiu um feito inédito para o badminton feminino em Portugal.
Na variante de pares femininos, Maribel Sousa e Rafaela Silva conquistaram o título ao derrotar as francesas Clea Baque e Celeste Dalidet. Este foi o primeiro título português nesta categoria, colocando as duas atletas na história do torneio. Além disso, Elisabete Horban e Veronika Tepliakova alcançaram o terceiro lugar.
Na variante de pares mistos, Tiago Berenguer e Rafaela Silva somaram mais um título para Portugal, vencendo o par internacional formado pelo francês Soren Marion Gothsener e a inglesa Anna Stewart.
A única final sem representação nacional foi a de pares masculinos, dominada por duplas francesas. O título ficou com Keenan Briere e Soren Marion Gothsener, que venceram Alexandre Douillard-Guennou e Aurelien Nurit. Artur Fernandes e César Rodrigues foram o par português mais bem classificado, alcançando os quartos de final. ■

- publicidade -