Visitantes garantem triunfo com ensaio nos instantes finais
O RC Bairrada passou na visita ao Caldas RC (22-27) num encontro em que o equilíbrio foi a nota dominante e que apenas foi decidido, através de um ensaio de Jorge Marques no dealbar da partida.
Os caldenses exibiram-se em bom plano e cedo concretizaram (6’), por Afonso Pecegueiro, que foi aos postes e abriu o marcador (3-0) para os visitados. No fim do 1º quarto, Rubem Ferreira empatou para os bairradinos.
No 2º quarto o equilíbrio no placar manteve-se (8-8), mas no 3º quarto o Caldas RC disparou no marcador, chegando aos 22-13 e dando a ideia de poder garantir o triunfo.
Só que os forasteiros não estavam pelos ajustes e, no 4º período, tudo se precipitou. Tommy Lamboglia saiu lesionado e aos 65’ Tiago Santos viu um amarelo e deixou os pelicanos com 13 jogadores, o que permitiu ao Bairrada acentuar a pressão, instalando-se nos últimos 22 metros.
Aos 72’, o arbitro concedeu o ensaio de penalidade ao Bairrada, que reduzia para 22-20 e aos 79’ surge o ensaio pelo capitão bairradino Jorge Marques, que abriu caminho à transformação eficaz do abertura Gonçalo Costa e a cambalhota no marcador (22-27).
O Caldas RC não jogava desde 10 de outubro, quando venceu na jornada inaugural na saída a Guimarães (26-37).