Prova deu a conhecer potencialidades da região para este tipo de atividade e atraiu muito público. Bombarralense Simão Almeida venceu categoria

A primeira edição da Baja da Região Oeste realizou-se no passado fim-de-semana, com passagens nos concelhos do Bombarral, Cadaval, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e foi um sucesso. A prova mostrou as potencialidades que a região tem para acolher este tipo de atividade, chamou muito público ao estradão para ver passar os bólides e ainda coroou os novos campeões nacionais absolutos de todo-o-terreno, a dupla Tiago Reis e Valter Cardoso em Toyota Hilux.

A primeira edição da Baja demonstrou as paisagens interiores da região têm potencial para este tipo de evento

A prova foi dominada por outra Hilux, a de João Ramos, que assumiu a liderança logo no prólogo que marcou o primeiro dia, sexta-feira, e não mais a largou. Já Tiago Reis chegou ao Oeste com expectativa de se sagrar campeão nacional, mas uma saída de pista fê-lo perder tempo e a ter que recuperar na classificação.

Prova teve como vencedor à geral João Ramos, mas coroou Tiago Reis como campeão nacional, ambos em Toyota Hilux

No sábado, João Ramos acrescentou à sua vantagem, o que lhe permitiu gerir o andamento no derradeiro dia de competição, enquanto Tiago Reis recuperou de sétimo para terceiro, posição que lhe garantia o título nacional. No domingo, Tiago Reis foi mesmo o mais rápido do dia. Manteve-se no lugar mais baixo do pódio à chegada, mas pôde festejar o título nacional, enquanto João Ramos segurou a vitória à frente do Mini Countryman JCW de Alejandro Martins.
Os pilotos da frente foram unânimes nos elogios ao traçado da prova e também manifestaram satisfação, e alguma surpresa, pela concentração de público ao longo do traçado.

Além dos automóveis, também as motos estiveram em ação na prova realizada na região

Entre os participantes da região, destaque para dois bombarralenses. O jovem Simão Almeida venceu nas motos na categoria dos 12 aos 16 anos e, no final, disse estar “muito satifeito”. O jovem piloto gostou do percurso e, apesar de ter tido alguns problemas com a moto no primeiro dia, no segundo “arranquei bem e foi gerir a prova e a moto”. Destaque, ainda para Francisco Almeida, que foi segundo classificado nos juniores da categoria SSV. ■