Prova deu a conhecer potencialidades da região para este tipo de atividade e atraiu muito público. Bombarralense Simão Almeida venceu categoria
A primeira edição da Baja da Região Oeste realizou-se no passado fim-de-semana, com passagens nos concelhos do Bombarral, Cadaval, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e foi um sucesso. A prova mostrou as potencialidades que a região tem para acolher este tipo de atividade, chamou muito público ao estradão para ver passar os bólides e ainda coroou os novos campeões nacionais absolutos de todo-o-terreno, a dupla Tiago Reis e Valter Cardoso em Toyota Hilux.

A prova foi dominada por outra Hilux, a de João Ramos, que assumiu a liderança logo no prólogo que marcou o primeiro dia, sexta-feira, e não mais a largou. Já Tiago Reis chegou ao Oeste com expectativa de se sagrar campeão nacional, mas uma saída de pista fê-lo perder tempo e a ter que recuperar na classificação.
Prova teve como vencedor à geral João Ramos, mas coroou Tiago Reis como campeão nacional, ambos em Toyota Hilux
No sábado, João Ramos acrescentou à sua vantagem, o que lhe permitiu gerir o andamento no derradeiro dia de competição, enquanto Tiago Reis recuperou de sétimo para terceiro, posição que lhe garantia o título nacional. No domingo, Tiago Reis foi mesmo o mais rápido do dia. Manteve-se no lugar mais baixo do pódio à chegada, mas pôde festejar o título nacional, enquanto João Ramos segurou a vitória à frente do Mini Countryman JCW de Alejandro Martins.
Os pilotos da frente foram unânimes nos elogios ao traçado da prova e também manifestaram satisfação, e alguma surpresa, pela concentração de público ao longo do traçado.

Entre os participantes da região, destaque para dois bombarralenses. O jovem Simão Almeida venceu nas motos na categoria dos 12 aos 16 anos e, no final, disse estar “muito satifeito”. O jovem piloto gostou do percurso e, apesar de ter tido alguns problemas com a moto no primeiro dia, no segundo “arranquei bem e foi gerir a prova e a moto”. Destaque, ainda para Francisco Almeida, que foi segundo classificado nos juniores da categoria SSV. ■