Casa do Benfica das Caldas da Rainha
- publicidade -

No passado fim-de-semana as Caldas da Rainha, e mais especificamente o Pavilhão da Mata, foram a capital distrital da patinagem artística com a Gala de abertura de época da Associação de Patinagem de Leiria.
O evento reuniu 17 clubes do distrito num total de 435 atletas e levou mais de 1000 pessoas ao recinto caldense.
O final de tarde e início de noite ficou marcado por momentos de grande espectacularidade com os esquemas de cada clube. O anfitrião, Casa do Benfica das Caldas, deu as boas-vindas com uma alusão às andorinhas de Bordalo Pinheiro, mas o seu esquema era uma homenagem a “Portugal”.
A Associação Alcobacense de Cultura e Desporto, de branco, trouxe “Lost in Paradise” e a Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha (de Óbidos) apareceu de preto e vermelho com “Dance to me”. De Óbidos veio também a Academia Desportiva e Artística (ADAÓ), estes de vermelho, a dançar a “Earth Song”.
De azul, os caldenses da Sociedade Instrução e Recreio Os Pimpões deram a conhecer o “Mini World”.
O Centro Recreativo e Popular da Ribafria representou “O Regresso da Mary Poppins” e o Patinamar Nazaré Clube o “Aladino”. Já a Biblioteca Instrução e Recreio (Valado dos Frades), de preto, dançou em cima de patins ao som de “Amenô” e o Sport Clube Escolar Bombarralense, de verde, trouxe a “Fortuna” ao pavilhão.
A gala mostrou também a importância desta modalidade nas Caldas e no Oeste onde existem vários atletas.
Durante o espectáculo, que durou cerca de três horas, houve ainda tempo para as demonstrações dos campeões distritais de patinagem livre e de solo dance do último ano, bem como para um esquema de um grupo de ex-atletas, intitulado “Veteranos”.
Rui Almeida, vice-presidente da Associação de Patinagem de Leiria, disse à Gazeta das Caldas que a escolha das Caldas para a gala se deveu ao facto de a cidade termal ter infraestruturas com capacidade para este evento, que reúne cerca de um milhar de pessoas.
A gala, que se faz desde sempre, já tinha decorrido nas Caldas há quatro anos, sendo então o anfitrião o Hóquei Clube das Caldas. “É uma festa que marca o início da época”, disse o dirigente, salientando que “tem havido um aumento no número de clubes e de atletas”. Em Leiria existem cerca de 800 jovens inscritos, o que faz desta uma das maiores associações do país a seguir a Lisboa e Porto.
No último ano esta associação conseguiu obter o segundo lugar no Torneio Interassociações do último ano.
Alice Silva, responsável da patinagem artística da Casa do Benfica das Caldas, agradeceu às entidades institucionais, mas também aos pais dos jovens desportistas.

Destaques da gala

Novos clubes em 2019: Tremoceiro e Marrazes
Campeões distritais 2019
Solo dance: Madalena Ribeiro, Margarida Esteves, Fabiana Costa e Ana Ferreira
Patinagem livre: Albina Kachur, Josué Pedrosa, Sofia Santos, Maria Fonseca, João Henriques, Beatriz Caldeira, Tomás Marquês, Inês Matias, Miguel Vitorino, Ana Martins, Ricardo Correia e o par Rita Escolástico e Miguel Vitorino

- publicidade -