Teve lugar no passado Sábado, 31 de Março, no cada vez mais renovado Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, o II Torneio da Páscoa de Rugby XV, no escalão sub-17, organizado pelo Caldas Rugby Clube.
Neste ano o Torneio teve a presença, para além da equipa da casa, do Club Rugby Ferrol, da nossa vizinha Espanha e do Braga Rugby e da Agrária de Coimbra.
Jogos bem disputados, a disciplina a imperar, organização cuidada, como tem sido apanágio do Caldas RC nesta sua política de trazer o Rugby, e muito particularmente o Rugby dos escalões mais jovens, à Cidade e á região Oeste.
Em termos competitivos a equipa Caldense esteve em muito bom nível, triunfando com superioridade sobre os seus adversários. A qualidade do Rugby Pelicano tem-se evidenciado esta época.
Resultados:
Caldas RC – 52 / CR Ferrol – 5
Braga Rugby – 21 / Agrária Coimbra – 0
Caldas RC – 57 / Braga Rugby – 0
CR Ferrol – 0 / Agrária Coimbra – 28
RC Ferrol – 7 / Braga Rugby – 26
Caldas RC – 56 / Agrária Coimbra – 0
Classificação final:
1º Caldas RC – 15 pontos
2º Braga Rugby – 10 pontos
3º Agrária Coimbra – 5 pontos
4º CR Ferrol – 0 pontos.
O Caldas RC sucede, assim, ao Wexford Wanderers RFC que tinha triunfado na época passada.
Na votação para o MVP do Torneio, escolha dos treinadores e capitães de equipa, registou-se um empate. Os Caldenses Rodrigo “Pulga” Henriques e Alexandre “Alex” Vieira ao obterem 3 votos cada partilharam este prémio.
Alinharam pelo Caldas RC: Afonso Montargil (5E), Afonso Pecegueiro (5E, 14T), Alexandre Vieira (4E), Álvaro Jasmins (1E), Bernardo Nascimento, Caetano Perez, Carlos Prieto, Diogo Vieira, Duarte Jasmins (Cap.) (1E, 1T), Guilherme Colmonero (1E), João de Paula, José Contreras (1E), José Vieira, Pedro Correia, Rafael Marcos (1E), Rodrigo Henriques (1E), Rodrigo Pereira (1E), Tomás Fidalgo (2E), Wilson Bento (4E).
Treinador: Patricio Lamboglia
Diretor de Equipa: António assim Ferreira Marques
Fisioterapia: Erica Balseiro/Physioclem
De referir a estreia absoluta nesta equipa a disputar Rugby XV dos ainda sub-16 de 1º ano, João de Paula e Guilherme Colmonero. A atitude e qualidade competitiva demonstradas foram de verdadeiros Pelicanos. A formação do Caldas RC e a escola de Rugby Pelicano, que tem como referência maior o “Coach” Patrício Lamboglia, continuam a dar os seus frutos.
No final do Torneio, que contou com a presença do Presidente da CM das Caldas da Rainha, o Presidente do Caldas Rugby Clube, Eduardo Pecegueiro, procedeu à entrega dos diversos troféus em disputa, referindo o compromisso do Clube Caldense na continuidade da organização deste Torneio em épocas futuras, como forma de promoção do Rugby nas camadas jovens.
Os nossos agradecimentos ao apoio da CM Caldas da Rainha e aos nossos patrocinadores.