O Caldas segue para a segunda eliminatória da Taça de Portugal depois de ter eliminado a U. Serra. O golo solitário (1-0) chegou ao cair do pano por Cascão, que tinha saltado do banco instantes antes.

O Caldas começou o jogo com alterações no ataque. Com Pepo na seleção de Moçambique, João Tarzan lesionado e Miguel Velosa a ficar no banco, Rafa Pinto voltou à posição 10, a municiar uma frente em Ebah à direita, David Lopes à esquerda e Gonçalo Barreiras na frente de ataque.

Os pelicanos dominavam, mas faltava velocidade de processos para desmontar a defensiva da equipa da Divisão de Honra distrital de Leiria. Gonçalo Barreiras acabou por ser o caldense em maior foco, com dois remates para a defesa de David Santos a fechar o primeiro tempo.

Para a segunda parte, José Vala lança Clemente, Miguel Velosa e Farinha e a equipa ganhou a dinâmica de ataque que tinha faltado na primeira parte. Os lances junto da baliza da U. Serra foram-se sucedendo, mas à medida que o tempo passava e o golo não aparecia, aumentava a incerteza quanto ao desfecho da partida.

Entre os lances mais perigosos, destaque para um remate de Ebah (53) na área travado pelo capitão Rui Rodrigues, do qual saiu ainda cabeceamento de Rafa Pinto salvo por Celso em cima da linha com David Santos batido. Um cabeceamento de Miguel Velosa (64) que o guardião parece defender com a ajuda da barra, dois lances em que o jovem Gonçalo Duarte, em estreia pela equipa principal do Caldas, viu David Santos negar-lhe o golo (71 e 80).

Mas José Vala tinha ainda mais um trunfo. Ao minuto 85, lançou a jogo Cascão e dois minutos depois o esquerdino entrou pela esquerda e, servido por Miguel Velosa, rematou forte, de modo a que a tentativa de defesa de David Santos saiu gorada.

O Caldas tem agora, na segunda eliminatória, viagem marcada até à Marinha Grande para defrontar o Marinhense, do Campeonato de Portugal, a 22 de setembro.

Antes do jogo com a U. Serra, houve dupla homenagem do Caldas, ao treinador José Vala pela 100ª vitória ao serviço do clube, e a Pedro Emanuel, antigo avançado que representou o pelicano na histórica temporada de 2017/18 e que fez nesta partida a sua estreia como treinador. José Vala também marcou o momento ao entregar uma braçadeira de treinador ao seu antigo jogador.

As reações de José Vala, treinador do Caldas, no final do encontro

As reações de Pedro Emanuel, treinador da U. Serra, no final do encontro

 

Caldas Luís Paulo; Januário, Militão (C), Rodrigo Dias (Cascão 85), Edu; Kevin Lopez, Júlio Sousa (Clemente 46), Rafa Pinto; Ebah Viegas (Gonçalo Duarte 71), Gonçalo Barreiras (Miguel Velosa 46), David Lopes (Farinha 46)
Suplentes Duarte Almeida, Yordy, Pisco, Tiago Catarino
Treinador José Vala

U. Serra David Santos; Pedro Gordo (Diogo Gameiro 61), Celso Vieira, Rui Rodrigues (C), Rodolfo Simões; Francisco Ferreira, Quim Zé, Mantorras (Tiago Neto 79); Alio Camará, Marcos Santos (Francisco Felizardo 61), Dany Marques (José Pereira 85)
Suplentes Alexandre Sousa, Simão Rodrigues, João Reis, Guilherme Neves, Rodrigo Brás
Treinador Pedro Emanuel

Campo da Mata, Caldas da Rainha
Árbitro Ruben Martins (AF Braga)
Assistentes Paulo Fernandes e Luís Oliveira
Ao intervalo 0-0
Marcador 1-0 Cascão (87)
Disciplina amarelo a Rodolfo Simões (30), Pedro Gordo (48), Francisco Ferreira (66), Kevin Lopez (68)