O ciclista belga Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe) venceu hoje ao sprint a terceira etapa da 51.ª Volta ao Algarve, na chegada a Tavira, que não alterou os primeiros lugares da geral, encimada pelo suíço Jan Christen (UAE Emirates) e que tem os caldenses João Almeida e António Morgado como segundo (a 4 segundos) e 4º (a 20 segundos da amarela), respetivamente.
Nota para um início de etapa com o ciclista de A-dos-Francos vestido de verde e o salirense de branco, com as camisolas dos pontos e da juventude. Amanhã António Morgado continua com esta última, por “empréstimo” do líder, que leva vestida a amarela.
Meeus, de 26 anos, conseguiu a primeira vitória do ano ao cumprir os 183,5 quilómetros entre Vila Real de Santo António e Tavira em 4:18.34 horas, batendo sobre a meta o italiano Alberto Dainese (Tudor), segundo, e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), terceiro.
O colombiano Santiago Mesa, da portuguesa Efapel, foi nono e o melhor português, Rui Oliveira (UAE Emirates), foi 17.º.
O belga Laurens de Plus (INEOS) fecha o pódio provisório, em terceiro, a 13 segundos. Vingegaard e Roglic, dois crónicos candidatos, estão a 20 e 23 segundos do líder e, portanto, a 16 e 19 de João Almeida.
António Morgado subiu hoje a 4º com a desistência de Romain Bardet, da Picnic PostNL, após uma queda.
No sábado, a quarta e penúltima etapa liga Albufeira a Faro, em 175,2 quilómetros, com nova chegada em pelotão compacto em perspetiva, num dia com quatro contagens de montanha, no Malhão (2.ª categoria), Picota (3.ª), Santa Bárbara (3.ª) e Bordeira (4.ª).