Casa do Benfica das Caldas ficou a um passo da Divisão Elite

0
1181
Gazeta das Caldas
A Casa do Benfica atingiu a meia-final | D.R.

A Casa do Benfica das Caldas da Rainha atingiu a meia-final do Campeonato Nacional de futebol de praia, ficando a um curto passo de garantir a subida à divisão de Elite. Na Nazaré, onde decorreu a fase final das duas divisões, os caldenses venceram o Buarcos, mas acabaram afastados da final pelo Varzim.
A competição reuniu as oito equipas que se qualificaram para a fase final do Campeonato Nacional. No primeiro jogo a Casa do Benfica defrontou, numa partida empolgante, o Buarcos, com quem tinha perdido no início desta caminhada. Foi um encontro com várias cambalhotas no marcador, em que os caldenses saíram a perder para o derradeiro período por 2-4, depois de terem estado a vencer por 2-1. No entanto, na derradeira fase do encontro os caldenses operaram a reviravolta e venceram por 5-4, assegurando presença na meia-final.

Nesta partida, o vencedor garantia em simultâneo o acesso à final e a subida à Divisão Elite. Do outro lado do campo estava o Varzim, que acabou por vencer por 4-1. A final, que opôs o Varzim ao Leixões, teve como vencedor os leixonenses.
A Casa do Benfica fez este verão a sua estreia no Campeonato Nacional, num projecto a dois com o Phoz Plage. O apuramento para a fase final, logo na época de estreia, já tinha sido um excelente prémio para esta aposta, que acabou por sobressair ainda mais com a presença na meia-final.
Na primeira fase a equipa caldense ficou integrada na zona centro com as equipas do Sótão da Nazaré, o Buarcos 2017, Porto Mendo, Estoril Praia, Olival Basto e o Loures.
A Casa do Benfica perdeu as duas rondas inaugurais, com o Buarcos e o Sótão, mas venceu os restantes quatro adversários, conseguindo o apuramento para a fase final como um dos dois melhores terceiros classificados, com os mesmos pontos do segundo, o Buarcos, e a três do vencedor Sótão.
“O facto de estar nesta fase final é sinónimo de que temos na nossa zona capacidade suficiente de ter uma equipa competitiva, ainda que não houvesse as condições ideias para tal, como outras equipas têm e com as quais estamos a competir”, refere a direcção da Casa do Benfica. A colectividade realça a humildade com que encarou a competição, que neste primeiro ano teve como objectivo criar a consciência junto das entidades competentes para a necessidade de criar condições de treino e de jogo para a modalidade. Refira-se que a equipa caldense disputou todos os encontros longe de “casa”.
A direcção da Casa do Benfica agradece a todos os jogadores, directores, treinadores, bem como à Câmara das Caldas, Junta Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo e todos as entidades que ajudaram este processo a seguir o seu rumo.
Ainda antes de conhecer o resultado final, Paulo Bernardino, vice-presidente da Casa do Benfica, dizia que fosse qual fosse o desfecho desta fase final “ficamos a certeza de que a nossa zona tem capacidade para desenvolver de vez esta actividade desportiva”.