Ciclismo: João Almeida começa Giro no top 10, mas (ainda) a guardar energias

0
255
- publicidade -

Ciclista de A-dos-Francos iniciou a prova italiana com o 11º melhor registo no crono mas subiu a 8º na terça-feira

Correram de feição os primeiros dias do Giro d’Italia 2022 para João Almeida (UAE – Team Emirates), que sem pôr “prego a fundo” ultrapassou sem danos as primeiras dificuldades da prova. O caldense tem adotado um discurso ponderado e, apesar de figurar entre os favoritos, não quer assumir desde já o ataque à liderança, esse ficará para mais tarde, até porque a prova é longa.
Os primeiros dias deram a perceber um João Almeida que quer estar, nesta altura, perto o suficiente das decisões, mas sem a necessidade de dar nas vistas. O final de etapa do primeiro dia tinha uma subida em alto que até podia favorecer o final explosivo do corredor caldense, mas João Almeida deixou esse papel para o o companheiro Diego Ulissi, resguardando-se com uma chegada dentro do tempo dos primeiros.
No contrarrelógio do segundo dia de prova, João Almeida voltou a estar bem o suficiente para fazer o 11º lugar, sem comprometer em termos de perda de tempo, como o próprio disse no final.
“Senti-me bem”, disse após ter perdido 18 segundos para o vencedor do crono, o britânico Simon Yates, da Bike Exchange, mas. “Não é uma grande margem”, afirmou, acrescentando que “estes dias são para encontrar a forma e não perder tempo importante para os outros favoritos”.
Esta é uma postura bem ponderada pelo ciclista, que apesar de jovem já tem experiência em provas longas. E a lição tirada na edição do ano passado do Giro é importante a este nível. Apesar de ter perdido bastante tempo para ajudar o então líder Remco Evenepoel, a boa forma que patenteou na semana final levou-o ao 6º lugar, depois de se ter julgado que chegar ao top 10 era uma missão praticamente impossível.
Postura idêntica teve João Almeida na primeira grande dificuldade da prova, a subida ao Monte Etna, na terça-feira. O corredor da UAE seguiu montanha acima na companhia dos principais trepadores e subiu ao 8º lugar da geral, a 2m37s do novo líder, Lopez Perez (Trek Segafredo), um dos animadores da etapa.
“Foi um bom e duro dia. O ritmo foi elevado, especialmente na última subida e a equipa ajudou-me a ficar numa boa posição. Estamos a subir na classificação geral e as sensações são boas, por isso estamos a encarar bem os próximos dias”, disse, citado pela equipa.
Próximos dias que trazem dificuldades na sexta-feira, mas sobretudo no domingo, com uma das etapas mais duras da prova. ■

- publicidade -