Ciclismo: João Almeida lidera a UAE no regresso à competição em estradas nacionais

0
134
Exceção feita aos campeonatos nacionais, desde 2000 que João Almeida não competia em Portugal

Competição iniciou ontem e decorre até domingo com alguns dos melhores do mundo

Já está na estrada a Volta ao Algarve, a única prova velocipédica em solo nacional a contar para o circuito ProSeries da UCI – União Ciclística Internacional. A prova marca o regresso de João Almeida à competição nas estradas portuguesas, o que já não acontecia desde 2020, justamente na Volta ao Algarve, e o caldense é um dos favoritos aos lugares de topo.
João Almeida chefia a equipa da UAE Team Emirates na prova algarvia, na qual tem a companhia de mais dois portugueses, os gémeos Ivo e Rui Oliveira.
Em declarações à equipa dos Emirados, João Almeida disse estar “feliz” pelo regresso “e com uma equipa muito forte”. “Já passaram alguns anos desde que participei nesta corrida”, comentou.
Nessa participação, então ao serviço da Deceuninck Quick-step, no ano de estreia no pelotão World Tour, João Almeida terminou num prometedor 9º lugar. “Obviamente, é muito importante para mim correr aqui em Portugal. O apoio que eu e toda a equipa recebemos é incrível e espero que possamos fazer uma boa apresentação esta semana”, disse.
O ciclista de A-dos-Francos adianta que a condição física “está a melhorar” após ter recuperado de uma pequena lesão no joelho, “mas estou a sentir-me melhor e a recuperar a forma”.
A prova algarvia, que é das primeiras da época no circuito Pro Series, tem as sete primeiras classificadas do ranking da UCI da época passada, o que é reflexo da competitividade esperada. Entre a concorrência de João Almeida estará outro português e antigo companheiro na UAE, Rui Costa, que este ano se mudou para a Intermarché-Circus-Wanty e já conta com duas vitórias em 2023. Além de Rui Costa, a prova tem 20 corredores do top 100 mundial, com vencedores de grandes voltas e de monumentos do ciclismo, campeões mundiais, europeus e olímpicos em título. ■