Na primeira edição da prova de homenagem ao campeão do mundo
Rui Mendes, ciclista do Caldas Ecosprint E. Leclerc, ficou em 18º no GP dos Campeões – 1º Troféu Rui Costa, que decorreu no passado fim de semana na Póvoa do Varzim. A equipa caldense foi oitava por equipas.
Na corrida de homenagem ao ciclista campeão do mundo em 2013, Rui Mendes foi o melhor representante da equipa caldense, ficando no 18º lugar a 2m57 do vencedor, Leonardo Garcia, do Alenquer Anipura. A Ecosprint terminou, ainda, a prova com Leonardo Leandro em 33º, a 10m25, e Xavier Gaspar em 43º15m26 do líder. Leonardo Leandro foi sétimo no prémio da juventude.
A primeira etapa foi dominada por uma fuga que chegou com cerca de 30 segundos de vantagem sobre o pelotão, na qual a equipa caldense não conseguiu colocar corredores. Francisco Silva e Rui Mendes foram segundo e terceiro à chegada no pelotão. A segunda etapa foi um contrarrelógio individual, no qual Rui Mendes foi o melhor corredor do Caldas Ecosprint E. Leclerc, a 54 segundo do vencedor Gonçalo Costa, da Efapel, que assim reforçava a amarela conquistada no primeiro dia. Na derradeira etapa, percorrida em 8 voltas a um circuito de 6,5 km, Com a corrida a ser muito atacada de início, foi novamente uma fuga que vingou, sem corredores caldenses, aos 24km, que vingou Rui Mendes foi o melhor ciclista da ecosprtint, chegou em 20º perdendo mais dois minutos.
Na semana anterior, a equipa caldense foi até Cantanhede participar na prova de abertura, na qual Francisco Silva chegou no top10, no sétimo lugar. Leonardo Leandro foi 28º e Gonçalo Tomás terminou em 50º, numa prova em que, coletivamente, a equipa caldense foi 9ª classificada. ■