Daniel Fortes Junior do Alcobaça venceu em Alfeizerão

0
646
Gazeta das Caldas
Entrega de prémios aos ciclistas populares
Gazeta das Caldas
Daniel Fortes no momento da vitória

Uma vitória conquistada ao sprint foi alcançada por Daniel Fortes, atleta júnior do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, que se sagrou vencedor do Circuito das Vindimas, em Alfeizerão disputado na tarde do passado dia 1, numa prova integrada no programa de festas daquela vila. A prova de 40 quilómetros feitos em 25 voltas foi disputada por três dezenas de corredores em representação de cinco equipas e logo nas primeiras voltas foi ensaiada uma fuga que viria a ser anulada pouco depois e pelotão voltou novamente a rolar compacto, até que um grupo de cinco corredores iniciou uma nova fuga, que viria a vingar. Durante várias voltas os fugitivos, entre os quais se contava Daniel Fortes do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, desafiaram o pelotão, deram espectáculo e protagonizaram momentos de desportivismo e entusiasmo que animaram o público presente. O corredor da formação alcobacense foi sabendo posicionar-se para se manter firme e foi guardando energias para a última volta onde garantiu a vitória no sprint final num momento de grande entusiasmo que foi festejado com muitos aplausos pelo público presente.
O Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que esteve nesta prova com um reduzido numero de atletas viria, mesmo assim, a garantir o 2º lugar na classificação por equipas com Carlos Fernandes a ficar em 13º lugar, Miguel Correia a ser 17º e João Andrade a ter que deixar a corrida a meio devido a um furo que o impediu de continuar.
Juntamente com os juniores correram várias atletas femininas, destacando-se Inês Pereira que se sagrou vencedora no escalão de sub23, Beatriz Ferreira que ficou em 1º lugar em juniores femininas, enquanto Raquel Rodrigues do Milharado ficou na 2ª posição e Filomena Paulo da mesma equipa que venceu em masters 40. Participou nesta prova ainda o paraciclista João Marques, da equipa do Milharado.

Escolas em quinto lugar em Alfeizerão
O 5º lugar na classificação por equipas foi posição alcançada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na prova de Escolas, em Alfeizerão, numa iniciativa organizada pela Comissão de Festas daquela localidade com a colaboração do ACC. A prova registou a participação de quase uma centena de atletas dos 5 aos 14 anos, em representação de 14 clubes, que durante a manhã proporcionaram animação e colorido na vila.
Ana Fernandes, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, alcançou o 1º lugar em juvenis femininos, enquanto Tiago Santos em juvenis masculinos ficou em 9º lugar seguido por Bruno Ribeiro que ficou na 10ª posição. No escalão de infantis masculinos Amílcar Madeira ficou em 2º lugar, Jorge Rosa ficou na 5ª posição e David Casal ficou na 12ª posição. Madalena Santos obteve o 2º lugar no escalão de benjamins femininos, enquanto Madalena Ferreira ficou no 5º lugar seguida pela irmã Madalena Ferreira ficou na 6ª posição. Miguel Madeira, o atleta mais jovem do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, com apenas cinco anos, foi o 2º classificado no escalão de pupilos masculinos.

Prova aberta gerou muita animação
Momentos de muita animação foram proporcionados pela prova aberta integrada no Circuito das Vindimas de Alfeizerão, destinada a atletas federados e não federados, que teve lugar ao fim da tarde do passado sábado e que tinha por objectivo desafiar a população a entrar nesta corrida integrada no programa das festas da vila com objectivos mais lúdicos do que competitivos. Aberta a todos, a prova destinava-se preferencialmente aos populares locais, e foram alguns os que não estando habituados às lides competitivas quiseram responder à chamada e em jeito de brincadeira alinharam na competição e viram formar-se autênticas claques de apoio que os estimulavam a pedalar nas 15 voltas ao circuito para perfazerem os cerca de 25 quilómetros. Os 13 corredores protagonizaram uma animada tarde, que a organização promete repetir no próximo ano como forma de retomar a velha tradição da corrida de populares que antigamente ocupava a tarde de segunda-feira do programa das festas.