Direcção da AF Leiria solicita aos clubes propostas para resolver campeonatos

0
1160
Bombarralense liderava a zona sul da Desportiva 1ª Divisão distrital após 15 jornadas e lutava pela subida à Divisão de Honra | D.R.

Entidade que rege o futebol distrital consulta filiados para, depois, decidir o melhor caminho para a “resolução” dos campeonatos distritais de seniores de futebol e futsal. Entidade dirigida pelo caldense Manuel Nunes frisa que decisões de suspensão
das provas surgiram na sequência de orientações da Direção-Geral de Saúde e da Federação Portuguesa de Futebol

A Direcção da AF Leiria solicitou, esta semana, aos clubes filiados que apresentem propostas tendentes à “resolução” das provas seniores distritais de futebol e futsal que estão, ainda, por terminar na temporada 2019/2020.
Num ofício enviado a todos os presidentes de clubes em actividade nas competições seniores, o organismo liderado pelo caldense Manuel Nunes coloca o prazo-limite para o envio das respostas até às 12h00 da próxima segunda-feira, dia 13 de Abril.
Em causa está o epílogo dos campeonatos da Divisão de Honra e da 1ª Divisão distrital de futebol e futsal, provas nas quais ainda estavam por decidir-se a atribuição dos títulos, além das subidas e descidas de escalão.
Na missiva, a Associação de Futebol de Leiria diz pretender saber a opinião “sobre a continuidade ou não dos Campeonatos de Seniores da AF Leiria e em que condições”, com o objectivo de “encontrar a melhor solução num contexto muito difícil, inédito e complexo”.
Todavia, esclarece o documento enviado aos clubes filiados, a decisão final “será sempre” da Direção da AF Leiria, em “articulação e coerência com a FPF, tendo por base as decisões já tomadas anteriormente”, mas considerando a audição prévia dos clubes, como tem procurado fazer, sempre que “é possível e que as circunstâncias assim o justificam”.
A associação explica que a decisão de suspender toda a actividade desportiva a 10 de Março foi feita “em sintonia com as orientações da Direção-Geral da Saúde e da FPF” e que, por “coerência institucional com a deliberação da FPF do dia 27 de Março” de cancelar todos os campeonatos nacionais de formação optou por proceder “de igual forma” a nível distrital, “mantendo, todavia, os títulos aos clubes que terminaram e venceram as provas já realizadas esta época”.
Neste momento, há vários clubes insatisfeitos com o fim precoce dos campeonatos, entre os quais o Peniche, cuja equipa de juniores liderava confortavelmente a Divisão de Honra. Mas há muito por decidir.
No futebol, o Marinhense B lidera a Divisão de Honra, após 21 jornadas, com 50 pontos, mais 4 que o GRAP, que ocupa o lugar que estaria destinado à subida ao Campeonato de Portugal, devido ao impedimento de promoção da equipa B dos vidreiros.
Na Desportiva 1ª Divisão distrital, o Bombarralense liderava a zona sul, com 36 pontos após 15 jogos, mais 1 ponto que U. Serra e Beneditense e 5 pontos do que o Nazarenos. Os quatro primeiros discutiam a subida directa do campeão de série e o 2º classificado também tinha possibilidades de promoção à Honra.
No futsal, o NS Pombal era o líder, com 45 pontos após 19 rondas, mais 3 pontos que o Vidigalense. Catarinense e Landal, com 13 pontos, discutiam a manutenção, tal como o Gaeirense, com 17 pontos.
Na 1ª Divisão distrital, a Casa do Benfica das Caldas dividia o 2º lugar da zona sul com o Centro Social de Évora, com 39 pontos após 18 jogos, e a 2 pontos do líder Amarense B. O campeão de série subiria à Honra.