A rampa da Foz regressa este domingo. Este ano há uma exposição de veículos e animação musical na tarde e noite de sábado. No domingo realiza-se a prova que a cada ano tem atraído mais curiosos para ver passar as máquinas junto ao mar. O percurso tem este ano mais 500 metros.
Domingo, 31 de Março, realiza-se nova edição da Rampa da Foz do Arelho, a prova de automóveis que a cada ano tem atraído mais curiosos à Foz do Arelho. Este ano o percurso tem mais 500 metros (num total de 2300 metros). O aumento resulta de um corte à direita para as urbanizações na subida da Rua Visconde de Morais, quando se segue para o Green Hill. A velocidade média rondará os 80 km/h.
Na apresentação da prova, Fernando Moreira, do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), explicou que o aumento do percurso veio de encontro aos pedidos dos pilotos nos anos anteriores e que este ano a prova terá na abertura a presença do carro Formula Student do Instituto Superior Técnico. Trata-se de um projecto que envolve 40 alunos de diferentes cursos daquela instituição para desenvolver todos os anos um carro eléctrico de corrida para participar em provas internacionais. O seu modelo vai dos 0 aos 100 km/h mais rápido do que dizer esta frase… São 2,4 segundos. Na abertura estará também Pedro Serrador, que participa no Campeonato Nacional de Velocidade.
Entre as novidades está a existência de bancadas e de som ao longo do percurso para permitir ao público acompanhar com mais detalhe o que está a acontecer. Outra novidade é uma exposição de veículos e animação musical durante a tarde e noite de sábado.
Todos os anos a prova tem também um cariz solidário. Este ano serão distribuídos equipamentos informáticos (computadores e outros) aos Agrupamentos de escolas das Caldas e à escola da Foz do Arelho.
A prova é a primeira rampa que o NDML organiza este ano. O núcleo é responsável pela organização de nove rampas por ano. À data da apresentação, no sábado passado, já havia 40 inscritos nas três classes (clássicos, desportivos e protótipos).
“Esta prova já é um ex-libris da Foz e traz a este paradisíaco local muita gente”, salientou Fernando Moreira.
Por sua vez, o presidente da Junta da Foz, Fernando Sousa, notou que a alteração no percurso “aumenta o grau de dificuldade da prova o que é bom para os pilotos”.
Já o vereador do desporto da Câmara das Caldas, Pedro Raposo, salientou a experiência do NDML na organização destas provas e uma forte aposta da autarquia no turismo desportivo.