A ASFIC/Grupo Parapedra, de Rio Maior dominou o Circuito Transwhite, que se realizou no passado domingo no Nadadouro. A formação riomaiorense ocupou os três lugares do pódio da geral, venceu três categorias, por equipas e ainda levou o prémio de vencedor do maior número de voltas.
Assim que, pelas 16h00, foi dada a partida do Largo da Igreja, no Nadadouro, o campeão nacional de Elites amadoras, João Letras, lançou um ataque que lhe permitiu andar sozinho na frente durante perto de um terço da corrida. Eventualmente acabou por ser apanhado por um grupo de 12 ciclistas que lhe foi no encalço.
Com a corrida animada na frente, novo ataque a nove voltas do final acabaria por dar a vitória. Três ciclistas isolaram-se do pelotão, mas um deles acabaria por ter a má sorte de partir um pedal, o que o forçou a abandonar. João Letras e Humberto Pereira, ambos da ASFIC, ficaram então com a vitória à mercê e o corredor que enverga a camisola de campeão nacional deixou o companheiro vencer, cortando a meta praticamente lado a lado, sem sprint final. Mais atrás, Jorge Letras, que também tinha saltado do pelotão, conseguiu o terceiro lugar, fechando o pódio e a vitória colectiva para a ASFIC. Além dos triunfos individual e colectivo à geral, a equipa venceu os escalões Elite (João Letras), M30 (Jorge Letras) e M40 (Humberto Pereira). João Letras foi o vencedor do maior número de voltas.
Saíram ainda vencedores do seu escalão Pedro Dias, da HC Sintra (Sub23), Vítor Lourenço (Sintra Ciclismo) e Sílvio Serrenho (M60). A destacar ainda a participação de Célia Vieira (UC Leiria), única mulher em prova que tinha a vitória na sua categoria assegurada à partida, mas fez uma corrida a um bom ritmo, dobrada três vezes não concluiu as 25 voltas, mas depois de os vencedores terem cortado continuou a pedalar durante mais uma volta.
De notar que o percurso, apesar de curto, é bastante exigente, sem zonas para rolar, tem fortes inclinações ascendentes e descendentes. Isto, aliado ao calor que se fazia sentir, fez muitas baixas no pelotão. Dos 40 ciclistas que alinharam à partida, apenas 16 tiveram controlo de tempo, os restantes não concluíram todo o percurso ou desistiram mesmo.