Futsal: Alvorninha apresentou equipa e homenageou Duarte Correia

0
728
As equipas de juniores, Sub-23 e sénior da ADA, com a equipa de Sub-23 do Sporting

ADA entra na 14ª temporada e quer chegar aos nacionais na formação

A AD Alvorninha apresentou a equipa sénior para a nova época numa partida contra os Sub-19 do Sporting, que trouxe três campeões da Europa. O clube apresentou ainda as equipas de juniores e de Sub-23, em simultâneo, espelhando a filosofia de comunidade no seio de um clube que quer chegar, este ano, aos 150 atletas.
“É um projeto que tem 13 anos, na época 2019/20 conseguimos atingir todos os escalões de formação, agora chegamos a 2023/24 a somar mais uma equipa de iniciados, com a qual atingimos a Taça Nacional na época passada”, destaca Ricardo Oliveira, que este assume a coordenação técnica total do clube.
O coordenador destaca a ambição de chegar aos campeonatos nacionais, o que para já tem que passar por ter objetivos de chegar às taças nacionais em iniciados, juvenis e juniores “e depois fazer o apuramento para o Campeonato Nacional. O projeto está a crescer, não só nestes escalões, mas também na base”, sustenta.
O clube tem trabalhado para dar cada vez melhores condições à prática. “Temos nutricionista, fisioterapia para formação e seniores, psicologia com ações pontuais ao longo da época, assim como na arbitragem”, salienta Ricardo Oliveira. O objetivo é “formar para dentro, termos atletas nos seniores com 8 a 10 anos no clube, como o Diogo Ribeiro, que é capitão dos seniores, e lançar atletas para outros patamares, como o Duarte Correia, a Beatriz, o Santiago Monteiro, o Afonso Coutinho, entre outros”, sublinha, acrescentando que é com “muito trabalho e dedicação” de todos que o clube tem crescido de ano para ano.

Duarte Correia (de branco) foi homenageado pelo clube no qual iniciou a formação

Marco Pereira é o novo técnico da equipa principal da ADA, completando um percurso ascendente no clube. “É o meu sexto ano em Alvorninha, tive dois anos muito bons nos Sub-23, sempre com o objetivo de fazer crescer os atletas”, disse. Os objetivos são “assegurar primeiro a manutenção e, daí, vamos fazendo os nossos próprios objetivos”.
Como técnico, vai ser uma estreia da Divisão de Honra, na qual fez carreira de jogador. “É um campeonato competitivo, quero desfrutar, mas sobretudo evoluir, é assim que tenho estado sempre na modalidade”, destaca.
No domingo a equipa de Sub-19 do Sporting voltou a realizar um jogo, desta vez com a equipa de Sub-23 da ADA, mas desta vez com um convidado especial. O campeão europeu de Sub-19 Duarte Correia, que na época passada foi campeão nacional pelo Sporting e passou quatro anos no Alvorninha, foi homenageado pelo clube. “É muito bom ser reconhecido pelo clube onde iniciei esta caminhada e poder ver o orgulho nos olhos das pessoas não tem preço”, afirmou o jovem jogador.
Ser campeão europeu por Portugal “é obviamente um sonho. Trabalhei muito para atingir certos objetivos e superá-los dá-me a sensação de que as coisas têm sido bem feitas”, disse o jovem craque, que não esquece o clube onde começou. “Teve um enorme crescimento, em todos os aspetos”.
Depois da conquista pela seleção, Duarte Correia quer agora “tentar estabilizar numa equipa de Liga Placard, para nos próximos anos integrar a equipa principal do Sporting e estrear-me na Seleção A”. ■