O aspirante Geoparque Oeste celebrou este ano o Dia Mundial do Turismo com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), Turismo de Portugal, Accessible Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e a Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis, num evento que debateu o papel do turismo no desenvolvimento dos territórios. Esta iniciativa foi inserida nas comemorações oficiais do World Tourism Day.
O evento foi dividido em duas partes. Primeiramente, as entidades parceiras e convidados debateram a temática “O papel do turismo nas estratégias de sustentabilidade dos territórios” e, seguidamente, o aspirante Geoparque Oeste lançou a plataforma de promoção turística Visit Geoparque Oeste, assim como a Rota Turística Acessível.
Os convidados representavam um conjunto de entidades e áreas ligadas diretamente à temática do turismo nas suas diferentes vertentes (ensino, promoção, inclusão, sustentabilidade), sendo que o debate foi um momento de partilha de ideias sobre o futuro do turismo num território que tem como foco o desenvolvimento sustentável, tendo as pessoas e o património como pilares.
A plataforma Visit Geoparque Oeste, um dos dois projetos estruturantes para o território deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, pretende ser a principal porta de entrada digital do aspirante Geoparque Oeste. Direcionada para quem procura o território enquanto Geoparque Mundial da UNESCO, esta plataforma é um motor de busca dinâmico que permitirá ao visitante montar a sua agenda de visita, tendo por base os seus interesses e características. Terá ainda acesso aos restaurantes e alojamentos parceiros do aspirante Geoparque Oeste. Apesar de não ter associada uma ferramenta de central de reservas, no final da pesquisa o visitante terá acesso a uma agenda completa, tendo depois de fazer as respetivas marcações junto dos diferentes operadores turísticos.
Em relação à Rota Turística Acessível. Será a primeira rota acessível 100% validada pela Acessible Portugal. É uma Rota de 3 dias, onde todos os locais de visita foram validados por esta entidade no que concerne às condições de acessibilidade. O visitante pode fazer a sua rota de forma individual ou acompanhado por um técnico do aspirante Geoparque Oeste. Esta Rota faz parte um conjunto de 12 Rotas Temáticas do Geoparque Oeste e pode ser consultada através do site do Geoparque ou através da app Visit Oeste Portugal.
Mais informações em www.geoparqueoeste.com ■