Portugal foi o país mais medalhado e somou três títulos mundiais
Óbidos voltou a ser no passado fim de semana capital mundial do Hip Hop, ao receber o Hip Hop Unite World Championships, competição que contou com a presença de um forte contingente de países europeus e ainda comitivas de África do Sul e Nova Zelândia.
Portugal foi o país mais medalhado na competição que se desenrolou em 12 categorias, ficando em igualdade de títulos conquistados com a Bélgica.
Portugal conquistou um total de 9 medalhas na competição que teve lugar pelo terceiro ano consecutivo na vila medieval, enquanto Dinamarca, Itália e Bélgica amealharam seis medalhas cada. Três dessas medalhas foram de ouro. As equipas nacionais, que mostraram grande desenvolvimento nesta modalidade, conquistaram os títulos nas categorias Duo
Adultos, através da equipa Go With The Flow, em Duo Junior, pela equipa Keep it trill, e ainda na categoria Small Crew Cadetes pela equipa DLA Mini Junior, da Dance Life Academy, de Arruda dos Vinhos. A única academia do Oeste a entrar em prova conseguiu ainda o bronze na categoria Mega Cadetes, a categoria em que mais dançarinos estão em palco ao mesmo tempo.
Ao longo de três dias a competição ofereceu grandes espetáculos de dança urbana, com as comitivas a mostrarem grande animação quer em palco, quer fora.
A competição juntou cerca de um milhar de dançarinos, dos 7 aos 57 anos, e terminou com uma festa com Chico da Tina, DJ Princesa e DJ Brilho.
Além da competição, o programa contou, mais uma vez, com um dia aberto, dedicado às academias de dança que este ano não se limitou apenas às da região, teve âmbito nacional. ■