Holanda venceu grupo de qualificação nas Caldas

0
509

A Holanda venceu o Grupo 3 de Qualificação para o Campeonato da Europa de Equipas Mistas, que se realizou no passado fim-de-semana nas Caldas, no Centro de Alto Rendimento de Badminton. A formação holandesa venceu de forma folgada os seus três encontros, dominando assim de forma evidente o grupo onde Portugal foi terceiro, atrás da Suíça e à frente da Islândia.

Os holandeses aplicaram chapa 5 nos seus três encontros realizados nas Caldas. Começaram por vencer a Islândia, depois bateram Portugal e, por fim, a Suíça, no encontro que decidia o vencedor do grupo. Com os encontros a incluírem dois jogos de singulares (masculinos e femininos) e três de pares (masculinos, femininos e mistos), os holandeses venceram 30 sets e perderam apenas dois, contra a Suíça.

A Suíça foi justamente o primeiro adversário de Portugal. A formação lusa tentava tirar partido do factor casa e depois de ter cedido o encontro de pares mistos, Bernardo Atilano deu esperança ao vencer o seu jogo de singulares por 2-0. Sónia Gonçalves conseguiu, depois, vencer um set no seu encontro de singulares, mas Sabrina Jaquet foi bastante superior nos outros dois e devolveu a vantagem aos helvéticos, que depois fecharam o triunfo com a vitória por 2-0 nas outras duas partidas de pares.

No sábado, o conjunto luso pouco pode fazer para contrariar o favoritismo dos holandeses, cedendo todas as partidas por 2-0. No domingo, na última jornada Portugal defrontava a Islândia, que também tinha perdido os dois primeiros encontros (ambos por 5-0). Decidia-se assim os terceiro e quarto lugares do grupo 3 de qualificação para o europeu. Os nórdicos começaram melhor e venceram as partidas de pares mistos e de singulares masculinos. Mas depois Ana Moura encetou a recuperação ao vencer singulares femininos com um duplo 21-17. Bruno Carvalho e Tomás Nero faziam dupla masculina e empataram o encontro a dois, num jogo disputado em três sets disputados. Mas o mais renhido de todos foi o jogo decisivo, de pares femininos. Sónia Gonçalves e Ana Reis venceram o primeiro set por 21-18, mas cederam o seguinte por 19-21. E no derradeiro set decidiram a favor de Portugal por 21-19.

A equipa portuguesa foi composta por: Catarina Martins, Duarte Nuno Anjo, Tomás Nero, Ana Reis, Bernardo Atilano, Sónia Gonçalves, Bruno Carvalho e Ana Moura.