O ciclista caldense João Almeida confirmou o grande momento de forma que vive, com uma vitória histórica na Iztulia Basque Country deste ano. O ciclista natural de A-dos-Francos afirma-se cada vez mais como um dos melhores do mundo e conquistou hoje a segunda etapa da 64ª edição da prova.
Numa prova em que a equipa da UAE Emirates XRG se mostrou coesa em torno do seu líder, Almeida fez história, 50 anos depois da vitória numa etapa desta prova pelo português Fernando Ferreira (da equipa do Sporting CP).
Depois de um segundo lugar no contrarrelógio inaugural, o caldense caiu a terceiro na geral na terceira etapa, antes de uma prestação magnífica, a deixar a concorrência por terra na quarta tirada, entre Beasain e Markina-Xemein, assumindo a camisola amarela.
Na penúltima etapa o ciclista de A-dos-Francos manteve as distâncias para os competidores, nomeadamente, meio minuto para o segundo, o alemão Max Schachmann, da Soudal Quickstep.
Para o último dia estava previsto novo brilharete do caldense, que mostrou a sua força e resiliência, mas também uma grande inteligência na leitura da corrida e na definição da estratégia, num dia de grande espectáculo, em que se registaram mudanças constantes no top10, mas em que João Almeida venceu a etapa e acabou a reforçar a sua condição de líder, deixando o segundo na geral a mais de um minuto.
No final, fica na retina a imagem do abraço em família, a festejar mais uma grande vitória.
Num fim de semana grande de ciclismo, a não perder este domingo a participação do salirense António Morgado na mítica Paris-Roubaix, este ano com a participação de Tadej Pogacar (campeão do mundo e vencedor do Tour de France).