Ciclista foi reconhecido na Gala Óbidos + Ativo, tal como José Manuel Rodrigues, pela dedicação no fomento do desporto ao longo de décadas
O ciclista caldense de 26 anos, João Almeida, foi o grande homenageado na quinta Gala Óbidos + Ativo, que decorreu na noite de sábado, 4 de janeiro, na Praça da Criatividade, com cerca de 350 pessoas. A iniciativa marcou o início das comemorações do Feriado Municipal e serviu para reconhecer o mérito desportivo dos atletas, dirigentes de clubes e associações.
João Almeida frisou a sua ligação a Óbidos, até porque as estradas obidenses fazem parte do seu percurso de treino. “Passo aqui quase todos os dias a treinar, conheço as estradas como a palma da minha mão e é uma terra que sempre gostei e gosto”, afirmou. O reconhecimento da sua forma de estar e postura, bem como o facto de ser visto pelos mais novos como um exemplo foi motivo de emoção por parte do ciclista quando subiu ao palco.
Depois de uma época com a experiência única da Vuelta passar “em casa” e a estreia de sonho no Tour de France, João Almeida vai repetir a presença na mais famosa prova de ciclismo e aponta ao pódio.
Outro grande momento da noite foi a entrega do prémio Dedicação a José Manuel Rodrigues, antigo treinador de futebol que fomentou a prática do desporto, mas também da cultura no concelho. Emocionado, José Manuel Rodrigues agradeceu a todos os jogadores que com ele partilharam balneário e revelou a sua mágoa de nunca ter conseguido colocar uma equipa no Nacional. Destacou a figura de Fernando Jorge e o seu papel na educação no concelho e deixou um alerta para a importância de valorizar e priorizar o tempo em família.
“Caiá” Assis, do surf adaptado, também recebeu o prémio Dedicação. Na categoria “Mérito Desportivo” foram distinguidos Luís Vieira (da natação), David Santos (do btt), César Isidro (do atletismo), Filomena Oliveira (da natação adaptada), João Silva (do ciclismo), Pedro Martins (da arbitragem de futebol), Madalena Fortunato (do badminton) e o Óbidos Sport Clube. A autarquia entregou os seus prémios Agradecimento à APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Municípios Amigos do Desporto, Fundação Inatel, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, AF Leiria e ao funcionário Vítor Sousa. Por seu turno, na categoria “Reconhecimento Desporto Escolar” foram premiados o professor Miguel Costa e a atleta Margarida Alves.
A categoria mais preenchida a do “Reconhecimento Clubes e Associações”. Marco Palatino (Veteranos do Bairro), Pedro Rebelo (Gaeirense), Noémia Cascão e Helena Palatino (Sport Clube do Bairro), Daniel Paulo (Óbidos SC), Walter Morais (Óbidos Dance), Manuela Sábio, Francisco Hermenegildo (Óbidos Cycling Team), Catarina Silva (ARC Usseira), Nelson Félix (Cicloturismo das Gaeiras), Gonçalo Carvalho (Arelhense), Luís Nunes (CA Óbidos), Hugo Silva (ASUPP), Alice Mimoso, Eva Pereira, Pedro Silva (ARCACEN), Cezária Domingos e José Rocha (AE Óbidos), Sofia Mesquita (AD Óbidos) e Ana Sofia Abreu (Academia Desportiva e Artística de Óbidos) foram os premiados.
Durante a gala, a vereadora Margarida Reis, salientou as mudanças desde a implementação do programa Óbidos + Ativo. “Passámos de um parque desportivo que dava total resposta à procura interna e ainda tinha capacidade para colaborar nas necessidades do associativismo de concelhos vizinhos, para um parque desportivo, nas suas diferentes instalações, com uma ocupação próxima dos 100%”, afirmou, acrescentando que “o grande exemplo do aumento do número de praticantes regista-se nas piscinas municipais, onde o número de utentes passou dos 600 em 2018 para os 1300 no final do ano de 2024”. A implementação de novas modalidades, novos projetos no âmbito da saúde e do envelhecimento ativo e a criação da sala snoezelen/espaço F foram outras das iniciativas referidas pela autarca. “Para 2025 a primeira novidade passa por potenciar o programa “Academias de Mobilidade” desenvolvendo sessões de atividade física direcionadas a doentes oncológicos e diabéticos”, revelou.
Já o presidente da Câmara, Filipe Daniel, salientou que “no dia 26 de dezembro fizemos publicação em Diário da República para uma atualização dos apoios desportivos, saúde e bem-estar, que vão mais que duplicar” e que serão apresentados a 9 de janeiro no Museu Abílio de Mattos e Silva. O edil explicou ainda que será criada uma comissão para regularizar as associações, para que se possam candidatar a fundos comunitários.