João Almeida sobe ao pódio no Tour dos Emirados

0
192

João Almeida está de regresso à competição e logo na primeira aparição de 2021 já tem uma subida ao pódio, no Tour dos Emirados Árabes Unidos.

Esta é a primeira grande prova do ano, a contar para o World Tour – o circuito mundial de ciclismo – e o caldense garantiu, neste regresso à estrada após o brilharete no Giro do ano passado, presença na cerimónia protocolar para vestir a camisola preta de líder dos pontos, ao ter vencido os dois sprints intermédios da primeira etapa.

Além de garantir a camisola preta, João Almeida, que se mantém este ano na Deceuninck Quick-Step, terminou a primeira etapa no nono lugar, com um corte de três segundos para o vencedor da etapa, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), mas as bonificações fizeram com que subisse a quarto da geral, a sete segundos do líder.

A tirada do dia, entre o castelo de Al Dhafra a Al Mirfa, teve 176 quilómetros agitados, com o forte vento a provocar um corte no pelotão que deixou alguns dos candidatos à vitória na prova a mais de oito minutos.

Assim, João Almeida reforça o estatuto de um dos favoritos à vitória final, tendo como um dos principais oponentes do sérvio Pogacar, ciclista do Team Emirates que venceu a Volta à França do ano passado.

“Foi um bom início de temporada, muito encorajador para as próximas etapas”, disse João Almeida no final da etapa. “Sabíamos que íamos enfrentar ventos cruzados e estivemos focados para estar na frente da corrida para não sermos apanhados. A equipa fez um trabalho soberbo ao dar tudo, o que me deixa agradecido. Foi graças a eles que ganhei aquelas bonificações, que podem ser muito importantes, dado que o UAE Tour é uma corrida em que todos os segundos contam”, afirmou o jovem caldense, que se afirmou confiante para a próxima semana.

O Tour dos Emirados Árabes Unidos é composto por sete etapas e termina no próximo sábado. A segunda tirada disputa-se segunda-feira e é um contrarrelógio de 13 quilómetros. A prova tem transmissão televisiva na Eurosports.