
O ciclista João Almeida fechou hoje a Volta à Catalunha 2023 com o terceiro lugar, a mesma posição obtida pelo jovem caldense no ano anterior, que continua a somar pódios e vitórias na elite do ciclismo mundial.
João Almeida fechou a sua participação na prova com um 21º lugar na derradeira etapa, que foi conquistada por Evenepoel (da Soudal Quick-Step), mas que consagrou Roglic (Jumbo-Visma) como vencedor. O esloveno volta a vencer, apenas duas semanas depois de ter conquistado o Tirreno-Adriatico deste ano.
O ciclista natural de A-dos-Francos foi apenas superado pela luta titânica de Roglic com Evenepoel, que durante as várias etapas foram travando um interessante embate. Desta forma, João Almeida consegue o seu segundo pódio no circuito World Tour deste ano, depois do segundo lugar no Tirreno-Adriatico.
A etapa de hoje da 102ª edição da Volta à Catalunha tinha uma extensão de 135,8 quilómetros e começava e terminava em Barcelona, com seis passagens pelo Castelo de Montjuic. Na fase final da etapa ficaram na frente os dois principais candidatos e o colega de equipa de João Almeida na UAE Emirates, o espanhol Soler, (que ‘ameaçava’ o terceiro lugar do caldense) mas que não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelo belga que foi primeiro na etapa, tendo sido apanhado pelo grupo de João Almeida.
“Estou feliz com o desempenho desta semana. Acho que o pódio é um bom resultado e mostra que a forma é boa para as corridas que estão por vir”, disse João Almeida, que voltará este ano a correr no Giro d’Italia.