Jovens Caldenses dominam no Rip Curl Grom Search

0
1387
notícias das Caldas
| DR

A surfoz Surf School foi até à praia do Baleal, em Peniche, para participar no campeonato nacional Grom Search da Rip Curl que se realizou nos dias 30 de Junho e 1 de Julho. Este campeonato serviu para descobrir novos talentos até aos 16 anos de idade. Os atletas caldenses que marcaram presença foram: Rui Cruz, Carolina Lopes, Carolina Santos e Camila Costa. Rui cruz foi o primeiro atleta a vestir a licra da competição.

Num heat bastante renhido avançou para a segunda ronda, no entanto, não conseguiu repetir a performance anterior, terminando a sua prestação. Carolina Santos que competiu em duas categorias Sub 14 Masculinos e Sub 16 Femininos avança a primeira ronda nos dois escalões com a melhor onda no seu heat dos Sub 14 Masculinos. Esta atleta terminou a sua prestação na segunda ronda, aumentando assim o seu foco para a sua categoria principal os sub 16 femininos. Carolina Lopes foi infeliz no posicionamento, não conseguindo encontrar as ondas certas para avançar. A atleta Camila Costa, atual campeã nacional sub 16 e sub 18, venceu o seu primeiro heat na primeira ronda avançado assim para as meias finais.
No segundo dia de prova as atletas Caldenses tinham como objectivo vencer esta importante prova, esta dava o apuramento para final europeia que se realiza na Galiza. Carolina Santos foi a primeira a entrar na água e pela frente tinha duas adversárias de peso, duas das melhores surfistas nacionais sub 16. Carolina impressionou com o seu surf no sítio mais crítico e fluido, aproveitado as melhores ondas da melhor maneira possível, dominando por completo a meia-final que lhe permitiu um lugar na final. Camila Costa na segunda meia-final teve um Heat atípico, a atleta não se encontrou com o mar, mas conseguiu fazer duas ondas com manobras bem fortes, que lhe valeram o segundo lugar, permitindo avançar para a tão desejada final.
As jovens Caldenses, já muito habituadas a finais em conjunto, deram o seu melhor. Camila Costa jogou pelo seguro escolhendo ondas que permitisse executar várias manobras, ondas sem fechar mas com secções fracas, não permitindo manobras muito fortes. Foi uma luta bastante renhida com as restantes duas adversárias, Carolina Santos entrou bastante bem e conseguiu mostrar todo o seu potencial e a excelente forma competitiva que atravessa neste momento. A atleta encontrou ondas com bastante potencial e conseguiu fazer notas altas e assegurou assim o primeiro lugar deixando Camila Costa em segundo Lugar, Mafalda Lopes em terceiro e Matilde Passarinho em quarto lugar.
Com este resultado ambas as surfistas garantiram a sua vaga na grande finalíssima europeia na Galiza. A Carolina ainda recebeu um premio surf trip com destino a escolher no valor de 1500€.
Parabéns a todos os atltetas Surfoz Surf School envolvidos neste projecto competitivo!!