Loja do C**alho – uma loja de presentes em cerâmica

1
6688
A caldense Mónica Correia com duas das peças que mais furor têm feito na montra do novo estabelecimento: o anjo e o diabo | IV

Abriu no dia 18 de Junho a Loja do C**alho, na Rua da Liberdade (que desce da Praça da Fruta para o Largo do Termal). Trata-se de uma gift-shop, ou loja de presentes, feitos em cerâmica.
Esta é a primeira aposta empresarial de Mónica Correia, em parceria com o namorado, Pedro Silva. “Foi uma ideia que surgiu por acaso, quando soube que o café que antes existia aqui tinha fechado”, contou Mónica Correia. E como já faziam trabalhos em cerâmica, decidiram abrir este espaço.

Apesar do nome da loja, não há apenas falos, mas sim uma diversidade de souvenirs, como ímans para o frigorífico com imagens do Chafariz das 5 Bicas, Pavilhões do Parque, Zé Povinho, Rainha, as famosas andorinhas e rãs e, até, as bolachas Maria. Há também azulejos, mas transformados numa versão meramente decorativa.
Quanto ao nome escolhido, “para além da brincadeira óbvia com a asneira, que faz todo o sentido nesta cidade, tem um trocadilho com o calho, de calhar e do acaso que foi tudo isto”. Além disso, considera que “o pessoal do Oeste é brincalhão, os falos e as caricaturas são disso exemplo”.
A Loja do C**alho marca a diferença da oferta existente “porque funciona mais como loja de lembranças e não tanto como loja de louça utilitária ou decorativa de grande porte”.
A decoração é da responsabilidade do casal, que usou mobiliário que tinha em casa. “Um móvel da avó transformado em bancada de trabalho, um outro móvel desmanchado para se tornar em prateleiras e mesa…”, vai exemplificando Mónica Correia.
As obras também ficaram a cargo de ambos. “Aqui funcionava um café e antes uma loja de brinquedos, mas há muitos anos tinha sido uma loja de cerâmica”, contou.
Mónica Correia é caldense e Pedro Silva é de Ponte de Lima e fundiram as suas raízes também nas suas criações: as famosas andorinhas caldenses, decoradas à maneira minhota são resultado dessa fusão.
O casal não revelou o montante necessário para a abertura deste espaço, esclarecendo que recorreram apenas a capitais próprios.
A Loja do C**alho situa-se na Rua da Liberdade, nº 19 e ainda não tem horário nem folga definidos. Por agora, abre às 9h00 e fecha às 19h00. Ainda assim, planeiam alargar o horário até à meia-noite em dias de eventos.

1 COMENTÁRIO

  1. De visita a Caldas da Rainha, passeando pelas ruas maravilhosas de esta cidade, encontrei este gift shop por acaso, e adorei todos os productos expostos e super-adorei a atencao e profissionalismo da empresaria Monica. Tudo e’ feito com muito miminho e vale a pena passar por la’, ver tudoooooo e comprar uma recordacao, uma amostra de arte desta jovem. Parabens e bom sucesso!! a caneta do cha’ esta’ sendo muito cobicada e admirada …. !!!! ;)