Kempo: Caldenses dominam ranking mundial

0
112

Prestação no Mundial de Kempo Tradicional permitiu somar pontos decisivos para escalar lugares no topo da modalidade a nível internacional

A Seleção Nacional de Kempo Tradicional esteve em grande plano no Mundial, com vários atletas caldenses a serem decisivos para o bom comportamento da equipa das quinas num evento que reuniu cerca de 900 competidores de 30 países, para as duas modalidades em competição.
Em termos individuais, há vários atletas que, sob o comando técnico do caldense Bruno Rebelo, lideram os respetivos rankings mundiais.
São os casos de Gabriel Queirós (10-12 anos), Maria Cardoso (10-12 anos), Maria Máximo (12-14 anos), Andreia Fialho (16-18 anos) e Afonso Morais (16-18 anos), todos em kata, além de Diogo Colaço (14-16 anos), Maria Beijinha (21-37 anos), Marta Noronha (16-18 anos), em weapon.
Por seu turno, Sara Quaresma (14-16 anos), em kata, e Lucas Rodrigues (12-14 anos), Luz Rodrigues (12-14 anos), Daniela Jacinto (10-12 anos), em weapon, ocupam o 2º lugar do ranking mundial.
Por seu turno, João Colaço (18-21 anos), em kata, e Maria Marques (16-18 anos), em weapon, seguem no 3º lugar mundial.
O kempo começou a ser praticado nas Caldas da Rainha em 1995 e, desde esse ano, a modalidade tem crescido no concelho e em todo o país.
Caldas da Rainha era já a sede da Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo (FPLK), mas desde 2017 os atletas de kempo passaram a frequentar as Unidades de Alto Rendimento na Escola. No ano passado, arrancou o projeto do Centro de Alto Rendimento na cidade, sendo que Caldas é, agora, o centro de treino para a Equipa Nacional, Seleção Nacional A, Seleção Nacional B, atletas da UAARE, treinadores, árbitros e Alto Rendimento Federado.
Em comunicado, a FPLK “reconhece e granjeia o apoio incondicional” da Câmara, destacando o presidente Fernando Tinta Ferreira, e o vereador do Desporto, Pedro Raposo, “que, muito atentos priorizaram os requisitos para a estabilização e crescimento da modalidade”.
No concelho, esta modalidade é representada pela Associação de Kempo das Caldas da Rarinha e conta com mais de 700 atletas em regime geral e kempo adaptado.