Museu de Ciclismo homenageou ex-ciclistas

0
1040
1-Homenagens_0196
Os homenageados pelo Museu de Ciclismo no passado sábado | J.R.
- publicidade -

O Museu do Ciclismo inaugurou no passado dia 26 de Novembro a nova exposição alusiva ao ciclismo etnográfico relacionado com as castanhas e o São Martinho. A cerimónia foi também aproveitada para homenagear alguns ex-ciclistas, que competiram sobretudo na década de 1950.

Os homenageados foram propostos por Manuel Fernandes, que organizou o evento em colaboração com o museu. Foram entregues placas a oito ciclistas, nomeadamente António Catela, António Adegas – que doou a bicicleta com a qual fez a sua última competição, o Porto-Lisboa de 1956 –, Francisco Araújo, Firmino, Joaquim Leão, Jorge Corvo, José Azevedo e Márcio Santos.
Na cerimónia que juntou cerca de 200 ex-ciclistas e familiares. Foi ainda distinguido o padeiro Jorge Ribeiro, da padaria Morgado, responsável pelo pão com chouriço de 20 metros de comprimento que foi servido no evento do Magusto realizado na Praça da Fruta no dia 12 de Novembro.
Neste dia foi ainda inaugurada a exposição “Artes & Castanhas”, que faz a ligação entre o uso da bicicleta e a castanha. Reúne diversas peças e fotografias da colecção de Mário Lino relacionadas com a temática das castanhas. Nesta mostra é possível acompanhar o percurso deste fruto (da árvore à apanha), ver exemplares de assadores e outros objectos ligados à castanha, assim como ilustrações e cartazes de vários pontos do país sobre as comemorações de S. Martinho.

- publicidade -