Penichenses Santiago Batalha, Dinis Maia e Érica Glória conquistaram títulos
O CAR Badminton – Joaquim Lopes recebeu, nos dias 20 e 21 de dezembro, o Campeonato Nacional de Sub-21, que contou com a participação de vários atletas da região, com destaque para os representantes do MVD, das Caldas da Rainha, e para os bons resultados alcançados por jogadores de Peniche.
Em pares mistos, o par Isabel Nunes e Jaime Gonçalves, do MVD classificaram-se para a fase final ao terminarem o Grupo D no segundo lugar. A dupla foi eliminada nos quartos-de-final por Francisco Costa e Tomás Rodrigues, da Académica de Espinho, pelos parciais de 21-14 e 21-9.
Em singulares senhoras, Isabel Nunes voltou a estar em evidência. A jovem atleta do MVD, com apenas 15 anos, qualificou-se para a fase final ao alcançar o segundo lugar no Grupo G, sendo afastada nos oitavos-de-final por Beatriz Monteiro, atleta paralímpica da Académica, que viria a atingir as meias-finais. O encontro terminou com os parciais de 21-13 e 21-9 a favor de Beatriz Monteiro.
Já em singulares homens, José Ferreira, depois de terminar o Grupo B na segunda posição, foi eliminado nos oitavos-de-final por Francisco Jones, do Novassemente. Participaram ainda na competição Afonso Silva e Jaime Gonçalves, que ficaram pela fase de grupos. A comitiva do MVD foi orientada pelo treinador Francisco Felix.
Em plano de evidência estiveram também vários atletas de Peniche. Santiago Batalha, do Stella Maris, sagrou-se vice-campeão nacional em singulares homens. O penichense conquistou ainda o título nacional em pares homens, ao lado de Dinis Maia.
No setor feminino, a também penichense Érica Glórica, da CHE Lagoense, foi uma das figuras do campeonato ao conquistar dois títulos nacionais: em pares senhoras, com Marta Andrade e Sousa, e em pares mistos, com Alexandre Bernardo. Alexandre Bernardo venceu ainda a prova de singulares homens, enquanto Mafalda Avelino se sagrou campeã nacional de singulares senhoras.
MVD vence prémio fair-play
O MVD venceu o prémio #SomosBadminton, atribuído pela Federação Portuguesa de Badminton para distinguir os clubes “que mais se destacaram pelo seu comportamento exemplar dentro e fora de campo. A entrega destes prémios decorreu no âmbito da final four da Liga de Clubes. O clube caldense venceu o prémio relativo à 1.ª Divisão, tendo sido ainda premiados o Estrelas da Avenida, na 2.ª Divisão, o SC Badmiton de Lisboa, na 3.ª Divisão, e ainda o atleta Rodrigo Ferreira, do Estrelas da Avenida.
Entretanto, no passado dia 15 de dezembro foi assinado o Contrato de Comodato do Centro de Alto Rendimento de Badminton Joaquim José de Oliveira Lopes, que confere à Federação Portuguesa de Badminton (FPB) a gestão integral deste equipamento.
Durante 16 anos, o CAR foi gerido por uma Comissão de Gestão Local, composta pela Federação, pelo Município das Caldas da Rainha, e pelo IPDJ.
![]()





