A dançarina caldense Patrícia Carmo voltou a sagrar-se campeã nacional de dança desportiva nas Caldas da Rainha, na competição que teve lugar no passado sábado, no Pavilhão da Mata. O par que forma com Miguel Fernandes dominou por inteiro a prova, vencendo em todos estilos de dança.
O Pavilhão da Mata vestiu-se a rigor para receber esta prova, organizada pelos Alunos de Apólo. Numa noite de glamour que terminou já perto da meia noite, Patrícia Carmo e Miguel Fernandes conquistaram a pista, recebendo as melhores notas do júri nos estilos de cha cha cha, rumba, paso doble, jive e samba.
No final, a jovem caldense disse à Gazeta das Caldas que este foi um momento “maravilhoso. A vitória é tão doce quando estamos perto dos nossos amigos e da nossa família”.
Patrícia Carmo disse que esta é “uma forma incrível de começar o ano”, acrescentando que os objectivos continuar a ser somar conquistas a nível nacional e internacional, mas acima de tudo “continuar a ser feliz dentro de pista”.
Miguel Fernandes, par de Patrícia Carmo, conquistou nas Caldas o seu 10º título nacional e não esconde a satisfação de o conseguir juntamente com a dançarina caldense, que diz ser a sua “alma gémea artística”.
O par realça o trabalho que está por trás desta conquista, resultado de um treino de 2h30 por dia, quatro vezes por semana.
Além de Patrícia Carmo, que representa os Alunos de Apolo, esteve também em acção o jovem Fábio Tomás, que representa o NewStarDande, de Santarém. No escalão de Juventude Open Latinas, Fábio Tomás e o seu par Soraia Santos não conseguiram o apuramento para a final.
Já Márcia Couto não pôde participar, a contas com uma lesão.
APOSTA NO TURISMO DESPORTIVO
Presente na prova esteve o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira. O município é parceiro na organização do evento e não poupou esforços para dar ao palco as melhores condições possíveis. Antes do evento foram feitos diversos arranjos no pavilhão, sobretudo de natureza estética, incluindo melhorias nos acessos e na pintura exterior. Foi ainda colocada uma nova porta envidraçada na entrada principal.
“É uma grande prova desportiva e social, que traz muita gente às Caldas, que de ano para ano tem maior qualidade na organização”, realçou Tinta Ferreira. E não é só o município que está empenhado em dar melhores condições ao evento, a Federação Portuguesa de Dança Desportiva trouxe, com o apoio da empresa caldense Transwhite, um piso amovível para dar melhores condições aos dançarinos.
O autarca realçou também a importância que este evento tem na estratégia de promoção do turismo desportivo ligado a eventos, que o município tem desenvolvido. O evento terá trazido cerca de mil pessoas às Caldas no fim-de-semana, entre atletas, familiares e público.
Tinta Ferreira acrescentou que a Câmara está a negociar com as federações de Pentatlo Moderno e de Rugby para ter outros eventos na cidade, de carácter internacional.
“Eventos como este trazem pessoas às Caldas, que voltam depois por outro motivo qualquer. É uma aposta profunda que temos intensificado neste mandato e estamos felizes como tem vindo a decorrer”, afirmou Tinta Ferreira.
O presidente da Câmara das Caldas foi também do protocolo firmado com Patrícia Carmo, atleta com projecção nacional e internacional. “Estamos a dar-lhe apoio porque o impacto que tem é algo que queremos valorizar”, afirmou, acrescentando que, em contrapartida, Patrícia Carmo irá às escolas falar de desporto e da modalidade. Já a atleta agradeceu o apoio da autarquia e acredita que este protocolo será importante para a sua carreira, e também “uma experiência que pode trazer benefícios para as Caldas e para mim enquanto atleta”.
TURQUELENSES EM OITO FINAIS
Também presente na competição esteve a Dance Academy do Hóquei Clube de Turquel. O clube esteve presente com 12 pares e conseguiu presenças em oito finais.
O melhor resultado foi obtido pelo par Alexandre Pirralho e Margarida Palma, que subiram ao pódio em Juventude Iniciados Latinas, com o terceiro lugar. À beira do pódio ficou o par Avelino Lopes e Fernanda Lopes, que registaram o quarto lugar nas finais de Juventude Iniciados e Seniores Open Latinas.
Em Adultos Pré-open Latinas, Celso Cabe e Daniela Cardoso foram quintos, seguidos pelo par Gonçalo Nobre e Catarina Teixeira. Em sexto lugar ficaram ainda Rodrigo Conde e Sofia Palma (Juventude II Iniciados Latinas), Petrenkó Tomás e Bárbara Pedro (Adultos Open Latinas), Eduardo Caetano e Beatriz Constantino (Juventude Open Standart) e Rafael Carreira e Ana Karapchuk (Adultos Open Standart).
Patrícia Carmo e Miguel Fernandes. FOTO: JOEL RIBEIRO Patrícia Carmo e Miguel Fernandes. FOTO: JOEL RIBEIRO Patrícia Carmo e Miguel Fernandes. FOTO: JOEL RIBEIRO O desfile com todos os participantes FOTO: JOEL RIBEIRO Os atletas da HCT Dance Academy no desfile. FOTO: JOEL RIBEIRO Patrícia Carmo e Miguel Fernandes. FOTO: JOEL RIBEIRO Patrícia Carmo e Miguel Fernandes. FOTO: JOEL RIBEIRO Patrícia Carmo e Miguel Fernandes. FOTO: JOEL RIBEIRO A competição é marcada pelo glamour. FOTO: JOEL RIBEIRO A competição também reuniu pares jovens. FOTO: JOEL RIBEIRO Uma des eliminatórias. FOTO: JOEL RIBEIRO Muito público nas bancadas a acompanhar a prova. FOTO: JOEL RIBEIRO FOTO: JOEL RIBEIRO Patrícia Carmo e Miguel Fernandes no pódio. FOTO: JOEL RIBEIRO