Pentatlo Moderno: Caldas recebe o maior evento de pentatlo moderno juvenil da história

0
687
Prova junta cerca de 300 participantes de mais de 30 países
- publicidade -

Provas decorrem de 10 a 15 de setembro na Expoeste, nas Piscinas Municipais e no Centro de Alto Rendimento

Caldas da Rainha vai ser palco, de a 10 a 15 de setembro, do Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub17, prova organizada sob a égide da União Internacional do Pentatlo Moderno que será o maior evento de pentatlo moderno juvenil da história.
A prova vai trazer à cidade termal um número a rondar as três centenas de participantes, entre atletas, treinadores, dirigentes e juízes árbitros e terá organização da Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM), com os apoios da Câmara das Caldas da Rainha, Instituto Português do Desporto e Juventude além de outros parceiros públicos e privados.
“A FPPM aceitou este grande desafio depois do sucesso que tem constituído outras organizações mundiais recentes em Portugal, aproveitando ainda as magníficas instalações desportivas que Caldas da Rainha oferece para este género de competição multidisciplinar”, refere a federação.
São esperados atletas representantes de mais de 30 países, incluindo as fortes comitivas da Hungria, Egipto, Alemanha, África do Sul e Coreia, que deverão conquistar a maior parte das medalhas em disputa nos seis dias de competição. Serão disputadas provas individuais e de estafetas por géneros e mistas.
Portugal apresenta, segundo a federação, um conjunto de jovens valores “que asseguram o futuro da modalidade em Portugal”, representando clubes como o Clube Natação da Amadora, Leixões, Bairro dos Anjos, Camarnal, Ludens Clube de Machico e o Pentatlo Moderno de Pataias, clube que representará a região Oeste nesta prova.
O programa começa no dia 10 com a competição de estafetas masculina e feminina, seguem-se nos dias seguintes a qualificação feminina, a qualificação masculina. A esgrima feminina e masculina decorre no dia 13. Para sábado, 14 de setembro, estão marcadas as finais feminina e masculina e, no domingo, decorre a estafeta mista.
A prova já vai adotar o novo sistema da modalidade, em que o hipismo é substituído pela disciplina de obstáculos Ninja. O formato passa a ser esgrima, natação, laser run (que junta a corrida e o tiro) e obstáculos, provas realizadas num único dia de competição. As provas terão lugar na Piscina Municipal, no Centro de Alto Rendimento de Badminton, que recebe a esgrima, e na Expoeste, onde se realizam o laser run e os obstáculos.
Após a competição, de 16 a 19 de setembro, entre as 17 e as 19 horas, a FPPM abre a possibilidade aos atletas interessados experimentarem a pista de obstáculos Ninja que estará montada na Expoeste. Nestes dias, uma equipa de especialistas da federação irá dar todo o apoio aos atletas e prestar informações e esclarecimentos sobre o projeto desportivo Ninja que vai arrancar em outubro nas Caldas da Rainha. ■

- publicidade -