Equipa azul e branca venceu por 2-1, mas caldenses mostraram bom futebol
A equipa feminina do A dos Francos apresentou-se aos sócios e adeptos na tarde de domingo, 1 de setembro, no Campo das Barreiras, num jogo frente à recém-formada equipa do Futebol Clube do Porto, que nessa manhã se havia apresentado também, mas no Estádio do Dragão, frente ao UD Leiria, num jogo que bateu o recorde de espetadores em Portugal, com mais de 31 mil pessoas.
Antes do apito inicial, retardado por mais de uma hora devido a um atraso na chegada das visitantes, o clube da casa apresentou o plantel, com as jogadoras e equipa técnica a serem chamados, um por um. Foram apresentados os nove reforços da equipa para esta temporada, com novidades em todos os setores menos na baliza.
O FC Porto entrou no jogo dominante, a querer assumir as despesas do encontro, mas foi a equipa da casa a primeira a assustar, num grande passe de Catarina Castro para Luana Rebelo, que foi parada pela saída da guardiã Sofia Bernardo. Aos 37’ minutos caiu a resistência das caldenses, com Ema Gonçalves a entrar pela direita e, na cara de Beta, a atirar a contar. Antes do intervalo, as da casa quase aproveitaram um erro defensivo para empatar. A abrir a segunda parte, nova ameaça das caldenses, depois de um canto, com a bola a ir bater ao poste da baliza azul e branca. Com o passar dos minutos, o domínio visitante foi-se acentuando, também com o decréscimo da capacidade física das da casa. Na baliza, Beta ia-se mostrando em bom plano, evitando o segundo por várias vezes. Mas o golo viria mesmo a surgir já depois dos 70’, por Joana Neves, pela esquerda, numa bola colocada ao segundo poste. A seguir surgiu nova ocasião, com dupla bola aos ferros da casa, antes de Carolina Libório roubar a bola na saída portista e marcar para o A dos Francos, fazendo explodir de alegria o público que lotava a bancada.
O treinador, Bruno Francisco, nota que este “é um clube histórico e estamos a querer reerguer e elevar o clube ao patamar onde esteve”. O técnico admite “que vai ser difícil e vai dar muito trabalho”, mas realça que, “com o passar dos anos o clube está a ficar mais estruturado e mais organizado, temos atletas que já estiveram noutros patamares e estão a regressar, a equipa vai ficando cada vez mais forte e o objetivo é claramente começar a subir divisões”.
Todos os setores foram reforçados esta época, com um total de nove reforços. “Temos uma carência a nível de guarda-redes e queríamo-nos reforçar nessa posição até ao final do mercado”, revelou Bruno Francisco, frisando que “tivemos algumas saídas, mas tenho a certeza que, com os reforços que tivemos, que são de grande qualidade, a equipa ainda ficou melhor, com mais qualidade”.
O treinador lembrou que têm conseguido ir sempre à segunda fase do campeonato e esse “é o objetivo mínimo, ficar em primeiro no grupo”, até porque este ano há a particularidade de quem não se apurar, ser imediatamente relegado para uma quarta divisão. “Ano após ano temos feito mais pontos” e “confio muito no plantel”, afirma.
Este ano, no campo de A dos Francos foi colocada nova iluminação e “o treino é muito mais produtivo”. Foi também feito um protocolo com o Caldas para realizar jogos na Quinta da Boneca, “porque infelizmente não podemos jogar aqui no Campo das Barreiras, em A dos Francos”.
O clube tem atualmente duas equipas de formação (sub15 e sub19), mas gostaria também de ter uma terceira, de sub17. São cerca de 40 atletas nas camadas jovens. Pretendem “construir as bases”. ■