No passado sábado realizou-se o Circuito das vindimas em Alfeizerão, integrado nas comemorações da festa anual de Nossa Senhora do Rosário. A histórica prova, que remonta à primeira metade do século XIX, é agora direccionada para a juventude e é incluída no calendário da Taça Regional de Santarém.
Este mesmo percurso, que começa e termina na Casa do Povo, passando pela Estrada Nacional e pela Estrada da Quinta, tornou-se famoso pela participação dos ciclistas de topo dos anos 40 e 50 do século passado. Depois da Volta a Portugal havia os circuitos “piratas” de Rio Maior e de Alfeizerão. Os ciclistas vinham “por fora”, isto é, não vinham representar equipas, mas sim a título individual. O que os atraía era obviamente o prémio monetário.
A prova decorria no fim-de-semana e na segunda-feira seguinte havia sempre uma prova popular na qual participavam os locais e os amadores de terras vizinhas, como as Caldas.
No passado sábado viu-se muita gente no largo desta localidade e um colorido muito próprio dos equipamentos dos atletas. Da parte da manhã concorreram os escalões de escolas com ciclistas dos 5 aos 14 anos. No total participaram perto de 150 atletas de 16 equipas.
Da parte da tarde houve uma prova de Cadetes (15 e 16 anos) na qual participaram também os juniores de primeiro ano (17 anos). No total foram perto de 40 corredores, com classificações separadas.
A organização foi da Comissão de Festas de Alfeizerão com a colaboração do Alcobaça Clube de Ciclismo, que participou com seis ciclistas em escolas, nove em cadetes e cinco em juniores.
O Alcobaça venceu na classificação por equipas de escolas, colocando Madalena Santos no primeiro lugar de infantis, Amilcar Madeira no primeiro de iniciados e Tiago Santos no primeiro de infantis.
Em cadetes também foi o Alcobaça a vencer por equipas, com Daniel Fortes no 2º lugar da classificação individual. Em Juniores, Pedro Lopes venceu, contribuindo para o segundo lugar do ACC por equipas.
Presente esteve também a Ecosprint, com oito atletas. Na categoria de benjamins Maria Pedro foi terceira, e Jesus Fernandes 11º. Em iniciados iniciados Guilherme Ribeiro foi 12º e Bernardo Henriques 13º. Nos infantis, António Morgado foi segundo, Miguel Ervideira 4º e Gonçalo Mateus 6º. E na categoria de cadetes Emanuel Rodrigues foi 19º.
Ecosprint concluiu o Regional de Santarém
Com a participação em Alfeizerão, ficou concluído o calendário do Regional de Santarém de estrada. A equipa da EcoSprint/Rações Avenal, esteve presente em todas as provas desta competição, tendo conseguido um excelente 3º lugar por equipas. Já individualmente também foram alcançados alguns lugares no pódio. O clube agradece o apoio indispensável de todos os patrocinadores, parceiros, familiares e amigos que tornam a concretização deste projecto de formação e lazer possível.
Benjamins
Maria Pedro – 1º lugar (F)
Jesus Fernandes – 5º lugar
Iniciados
Guilherme Ribeiro – 8º lugar
Rodrigo Silva – 9º lugar
Bernardo Henriques – 10º lugar
Infantis
António Morgado – 1º lugar
Gonçalo Mateus – 3º lugar
Miguel Ervideira – 6º lugar
Tomás Henriques – 7º lugar
Juvenis
João Salvador – 8º lugar
Daniel Manning – 9º lugar
Cadetes
Emanuel Rodrigues – 2º lugar