A cidade de Buenos Aires (Argentina) será em 2018 o palco para os Jogos Olímpicos da Juventude, destinados aos jovens nascidos entre 2000 e 2003 (ambos inclusive). Neste âmbito a Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM), delineou um programa nacional denominado de Programa Esperanças Olímpicas (PEO), com o objetivo de selecionar e preparar atletas com vista a uma possível qualificação para os Jogos.
No Pentatlo Moderno, entram apenas nos Jogos Olimpicos 24 atletas por género e os mesmos só se qualificam de duas formas: primeiro por qualificação direta, fruto do resultado obtido em provas específicas, como vai ser o caso da prova Qualificativa Europeia para os Jogos Olímpicos da Juventude, a realizar nas Caldas da Rainha no próximo mês de Agosto; segundo por repescagem de acordo com um ranking, como aconteceu com a atleta que representou Portugal nos jogos de 2014 em Nanjing.
Assim a FPPM no fim de semana de 20 a 22 de Janeiro, realizou em Leiria um estágio PEO em simultâneo com uma concentração de atletas de seleção mais velhos e o EMPENHO & CARISMA – Clube de Pentatlo Moderno das Caldas da Rainha, esteve presente com Hugo Morais (2000) e Carlota Rezendes (2002), no programa PEO e Maria Teixeira (1999), via atletas de seleção.
No sábado e integrado no programa do estágio realizou-se uma prova de tetratlo (natação, esgrima e laser run), aberta a todos os restantes atletas nacionais, juntando-se Manuel Teixeira e Eduardo Tomé, ambos atletas do Clube caldense.
Este estágio que resultou em simultâneo numa ação de formação contínua de treinadores, esteve mais vocacionado para a esgrima e serviu para aferir níveis técnicos de desenvolvimento dos atletas.