Na gala foram entregues mais de 35 distinções a atletas e entidades ligadas ao desporto

O número de praticantes de actividades desportivas no concelho triplicou no ano passado com o início do programa Óbidos +Ativo, disse o presidente da Câmara, Humberto Marques, durante a gala do desporto que se realizou no passado dia 4 de Janeiro, no anfiteatro da Cerca do castelo. Nelson Évora e os Dynamic Four, do Acro Clube da Maia, foram os grandes homenageados da noite.

Ao fim de um ano de actividade, o programa Óbidos +Ativo já permitiu triplicar o número de praticantes de desporto no concelho e iniciar a prática de 12 novas modalidades. Quem o disse foi Humberto Marques, presidente do município obidense durante a segunda edição da Gala Óbidos +Ativo, que tem como objectivo homenagear os desportistas do concelho que mais se distinguiram durante a temporada 2018/19.
Margarida Reis, vereadora responsável pela área do desporto, acrescentou que este programa, criado em Óbidos para proporcionar saúde e bem-estar à população, já está a ser partilhado com 108 municípios do território nacional.
Durante as perto de três horas da gala desfilaram pelo palco do anfiteatro da Cerca do Castelo 30 personalidades e entidades do concelho, a quem Humberto Marques agradeceu por “contribuírem para erguer a bandeira de Óbidos”. De entre os homenageados a nível local contam-se atletas que obtiveram títulos nacionais e internacionais e personalidades indicadas pelos clubes do concelho.
Nesta gala o município também atribuiu duas distinções a desportistas de âmbito nacional. O nome mais sonante de entre os homenageados foi Nelson Évora campeão mundial e olímpico de triplo salto, que também apadrinhou o evento. Humberto Marques explicou a escolha por se tratar de um atleta exemplar pela sua resiliência. “Foi alguém a quem vaticinaram o final da carreira devido a lesões, mas lutou para voltar a competir e a ganhar medalhas”, apontou.
O atleta disse que, durante a noite, viu também bons exemplos, destacando os atletas mais velhos, mas igualmente o trabalho invisível de quem colabora com os clubes em “coisas tão simples como levar os atletas ao local dos treinos”.
Juntamente com Nelson Évora, o município de Óbidos homenageou a equipa Dynamic Four, do Acro Clube da Maia. Esta equipa de ginástica acrobática – da qual faz parte o obidense Frederico Silva – conquistou ouro, prata e bronze nos mundiais da disciplina no ano passado.
Foi ainda atribuído o prémio Agradecimento ao padre David Palatino, líder do grupo de padres Aliança Luso-brasileira que, em sequência de um jogo de futebol com os veteranos do Bairro, entregou uma bicicleta eléctrica a um munícipe de Óbidos para facilitar a sua deslocação diária para o trabalho. A Associação Portuguesa de Surf Adaptado também foi distinguida nesta categoria pela organização de provas no concelho e o projecto “Medicina Vai”, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que durante uma semana realizou rastreios e acções de sensibilização junto da população do concelho.

A superação de Filomena Oliveira

Um dos momentos altos da Gala Óbidos +Ativo foi quando Filomena Oliveira, atleta de paraciclismo, subiu ao palco. Chamada para ser distinguida pelo seu pioneirismo na modalidade de hand bike a nível nacional, a atleta foi uma das figuras da noite por motivos bem diferentes.
Há cerca de quatro anos um acidente provocou-lhe uma lesão ao nível da coluna e o diagnóstico médico foi que não voltaria a andar. Porém, Filomena não desistiu de tentar e, no palco da gala, pela primeira vez em público depois do acidente, deu os seus primeiros passos sozinha, apoiada em duas bengalas. O momento foi aplaudido de pé por uma plateia repleta.
O momento foi considerado pelo campeão olímpico Nelson Évora como um exemplo de superação e da capacidade que cada um tem de concretizar aquilo em que acredita.

Prémios entregues

A Câmara de Óbidos entregou dezenas de prémios durante o evento do passado fim-de-semana. Aqui fica a lista completa dos galardões.

Mérito Desportivo
Afonso Reis (voleibol)
Marta Salvador (futebol)
Frederico Silva (ginástica acrobática)
Diogo Câmara (motonáutica)
Madalena Fortunato (badminton)
Carlos Malaquias (atletismo)
Filomena Oliveira (paraciclismo)
Equipa de Natação da Óbidos Criativa
Juniores da União Amigos do Olho Marinho (futsal)

Prémio Dedicação
Virgílio Alves (BTT Arelho)

Reconhecimento dos clubes
Óbidos Roller
Atletas Beatriz Santos, Lara Santos e Matilde Figueiredo

AE Óbidos
Dirigente Jorge Munhá

Standup Paddleboarding de Portugal
Atleta Catarina Barroca

ARCACEN
Atleta Diana Caetano

Armis Nostrum
Equipa da sala de armas

SCR Gaeirense
Dirigente Jorge Mimoso

Golf Bom Sucesso
Presidente e atleta Rui Pedro

Clube de Kempo de Óbidos
Atletas Ana Rita Gomes, Joana Figueiredo e Constança Valério

Nuno Mota Tennis Academy
Atleta Pedro Libório

Óbidos SC
Seccionista José Domingues

União Amigos do Olho Marinho
Secção de Petanca

CA Óbidos
Atleta Sofia Roberto

Associação Trilhos de Óbidos
Toda a direcção

Grupo Cicloturismo das Gaeiras
Atleta António Carreira

Espaço-Ó Parkour
Professor Cristóvão Morais

Veteranos do Pinhal
Equipa de futebol de 11

Veteranos do Bairro
Seccionista Victor Palatino