Centenas de pessoas deslocaram-se à Foz do Arelho no passado domingo para ver carros antigos, desportivos e protótipos acelerar na rampa, com o mar como fundo. A prova tem atraído cada vez mais curiosos. Datsun 1200 e 1600, Opel Ascona, Ford Capri ou Escort RS 2000, Honda Civic, Morris Mini Cooper, Mini Ima ou Peugeot 205 foram alguns dos clássicos em prova. Em termos de desportivos, o G40, o 306 GTI, o Clio V6, o Mitsubishi Evo 6 e o AX GTI não podiam faltar, numa classe onde concorriam vários Porsches, BMW e, até, um Seat Ibiza.
Rui Rito a conduzir um Toyota Starlet venceu nos clássicos, Pedro Santiago ao volante do BMW 320 IS foi primeiro nos desportivos e Samuel Vina nos protótipos.
A Rampa da Foz é parte das “Series by NDML 2016”, uma série de provas organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.
A Rampa proporcionou bons momentos de espectáculo, com acelerações, travagens, manobras e mestria ao volante, numa paisagem recheada de beleza. As zonas de público estiveram muito bem compostas, mas uma vez mais se notou a falta de civismo de alguns espectadores, que não respeitaram os percursos definidos.
Durante a manhã houve duas subidas de reconhecimento, sendo a prova dividida em três subidas (13h30; 15h00 e 16h30). Na Rampa da Foz participaram 23 clássicos – incluindo um camião -, 40 desportivos e 8 protótipos.
Registaram-se alguns acidentes, mas nenhum com gravidade. Este ano o Clube Porsche também participou, trazendo 14 veículos. A entrega de prémios decorreu no Cais da Lagoa, ao final da tarde e contou com a presença dos presidentes da Junta e da Câmara.