Rampa da Foz já é um clássico e atrai sempre multidões

0
582
Gazeta das Caldas
Centenas de pessoas distribuem-se ao longo da rampa para ver os bólides passar. Uma das características do espectáculo é a variedade dos carros participantes | Isaque Vicente

A Rampa da Foz é uma prova que integra o 5º Series By NDML, um campeonato organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Ano após ano a prova tem atraído sempre muitos curiosos e aficionados dos motores.
A velocidade, o barulho dos motores, a perícia dos condutores e os próprios carros são atractivos e a paisagem, com o mar e a praia como pano de fundo, ajuda.
No passado domingo, ao contrário do ano anterior em que choveu, havia sol, o que levou a que mais gente assistisse à prova e que a multidão se espalhasse pelas várias zonas de espectáculo ao longo do percurso.

A primeira passagem foi às 11h00 e as outras duas depois do almoço, que é sempre um momento de convívio, com muitos grupos a assar carne e a comer na zona do cais.
O Porsche Cayman conduzido por Tiago Baptista foi o mais rápido dos desportivos, seguido por Valdo Gomes num Peugeot 106 e Arlindo Gomes num Toyota Corolla. Nesta classe participou ainda um Lotus Catheram e um Toyota MR2.
Nos clássicos venceu José Oiteiro e o BMW M3, que no ano passado havia ficado em segundo. Na classificação geral, José Oiteiro conseguiu ocupar o último lugar do pódio.
Ainda nos clássicos, Bernardo Esteves com um Porsche 911 e Rodrigo Mil-Homens ao volante de um Renault 5 Turbo, completaram o pódio. Nesta classe participaram, por exemplo, Volvo 123 GT, Mini Ima e Austin Mini Clubman, Datsun 1200, Peugeot 205, Renault 19 e Clio, Ford Escort, Suzuki Swift, BMW 320 e 325 IS e Toyota Corolla KE 20.
Nos protótipos José Mota voltou a vencer, tal como nos últimos anos. Mas este ano foi ele o mais rápido, o primeiro da classificação geral. Samuel Isabel (que ficou em segundo na geral) e André Pereira completaram o pódio.