Sub19 Femininos do GDC A-dos-Francos terminaram época com torneio

0
2136

A equipa de Sub19 Femininos do Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos encerrou a sua época com a organização do torneio Vila de A-dos-Francos, que teve como vencedor o Estoril. Foi o fecho de mais uma época positiva para o escalão mais jovem do futebol feminino do clube, que esta época só perdeu uma vez, na meia-final do campeonato nacional e contra o campeão Sporting.

O torneio decorreu ao longo do passado domingo e contou ainda com a participação do Alcobaça, da Escola de Futebol Feminino de Setúbal, do Benfica, do Boavista. As equipas finalistas foram o A-dos-Francos e o Estoril e na final as estorilistas venceram um jogo repartido, por dois golos sem resposta.
No torneio foram ainda atribuídos prémios individuais. Vânia, guarda-redes do Alcobaça, foi considerada a melhor jogadora do torneio, Juliana Rocha, do A-dos-Francos, foi a melhor marcadora, e Vitória Antunes, também da equipa da casa, recebeu o prémio de melhor guarda-redes. Houve ainda prémio para a melhor claque, a do Estoril, e o prémio Fair-play, para o Boavista.
Esta foi a segunda edição deste torneio, iniciado na época passada. “No ano passado correu-nos muito bem, este ano tentámos evolui-lo, é dos poucos que há em Portugal de futebol de 9”, explica Mário Martins, treinador das juniores e coordenador do clube. A iniciativa “foi um sucesso, tivemos equipas de norte até mais a sul, toda a gente sai daqui satisfeita e o clube elevou o seu nome e o futebol feminino”, acrescenta.
Em relação à temporada que terminou, as juniores do A-dos-Francos atingiram a meia-final do campeonato nacional num percurso até aí feito sem derrotas. “Ficámos entre as cinco melhores equipas, perdemos na meia-final contra o Sporting, que se sagrou campeão e tem uma equipa muito forte”, salienta Mário Martins, acrescentando que em muitos jogos a equipa se debateu com escassez de jogadoras. “Fizemos uma época brilhante”, considera.
A equipa continua assim a ter bons resultados, depois de há duas épocas ter estado na final do campeonato, com o Vilaverdense, tendo na altura ficado com o segundo lugar nacional.
Além do resultado desportivo, Mário Martins realça que esta equipa também providenciou algumas atletas para a equipa principal, que disputa a Liga Allianz. “Temos jogadoras convocadas para as selecções nacionais de sub16, sub17 e sub19, está aqui uma base para o futuro do clube”.
Mário Martins acrescenta que o A-dos-Francos sempre foi forte nesta componente de recrutamento e formação de jovens atletas “e o futuro também passa por esta equipa e pela formação, porque cada vez é mais difícil captar jogadoras feitas”.
A equipa do A-dos-Francos alinhou no torneio com: Ana Jorge, Luana Rebelo, Filipa Matos, Patrícia Domingos, Catarina Oliveira, Nicole Barbosa, Mariana Ferreira, Juliana Rocha, Vitória Antunes, Nádia Nangi, Cláudia Mendinhas, Cátia Clemente, Dália Carvalho, Pope Óbidos, Leonor, Nádia