ARCD Silveira conquistou a primeira edição
A secção de ténis de mesa do Caldas realizou no passado sábado o Torneio Pelicano Cidade Caldas da Rainha, que marcou o arranque oficial da modalidade. O torneio, que contou com as presenças da ARCD Silveira e do Ginásio Figueirense, marcou também a homenagem a José Branco, figura histórica do ténis de mesa caldense.
Este foi um dia marcante para a modalidade no Caldas. “É um projeto que o clube tinha pensado há imenso tempo e em boa hora nos acolheu. Com dois meses de atividade já temos uma boa evolução da parte dos atletas e um grande envolvimento da população das Caldas”, disse José Viegas, responsável pela secção.
No torneio, o Caldas fez a apresentação das suas duas equipas que vão entrar em competição, uma sénior e outra de juniores, que vão competir no campeonato distrital. “Também temos uma base de crianças que estão na fase de formação, mas também já vão participar, a nível distrital, em alguns torneios, para lhes darmos competição”, completou José Viegas. Além da participação nos distritais, a ideia é levar as equipas aos torneios do Inatel e Challenge, “porque quanto mais competirem, melhor”. “Vamos começar passo a passo, para consolidarmos os nossos conhecimentos e a base de jogo, para depois, daqui a um ano ou dois, já estamos a competir a outro nível”, acrescentou.
O torneio teve como vencedora a equipa do Silveira, com o Ginásio Figueirense em segundo lugar, seguidas dos seniores do Caldas e depois os juniores.
No final da competição, o Caldas realizou uma homenagem a José Branco. “Foi das pessoas que mais contribuiu para o ténis de mesa nas Caldas de Rainha, foi muito medalhado. Aos 80 anos ainda jogava no Centro Hospitalar. Além disso, era uma grande figura, um grande senhor, e merece toda esta homenagem para ele e para a família”, sublinhou José Viegas.
Este foi o primeiro torneio que a secção realizou. Ainda esta época, será realizado um torneio popular aberto, para toda a população. “O objetivo é que as pessoas se venham divertir connosco, mas se conseguirmos captar mais alguns atletas para a secção, melhor”, disse José Viegas. Já o Torneio Pelicano, o objetivo é que no próximo ano seja uma prova de âmbito nacional.
Rodrigo Amaro, presidente do Caldas SC, reforçou a importância do arranque desta modalidade no clube. “Um dos nossos compromissos foi tornar o Caldas um clube eclético, que recrie a sua história e o seu passado. O ténis de mesa é uma modalidade histórica com grande peso no nosso concelho”, afirmou. O dirigente sublinhou ainda o sucesso alcançado em pouco tempo pelo ténis de mesa no clube, com uma média de 20 participantes em cada treino e a formação de várias equipas para diferentes níveis de prática. ■