O torneio interassociações de futsal masculino de sub 17 decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas e em Óbidos e trouxe mais de 250 atletas à região.
Esta foi a primeira vez que a prova se realizou no distrito de Leiria e a Associação de Futebol de Leiria escolheu a localização com base nas “excelentes condições em termos de infraestruturas desportivas, mas também de oferta hoteleira e da parte social, que permite aos jogadores desfrutarem de várias coisas na região durante as folgas”.
Além dos mais de 250 atletas, o torneio envolve 130 pessoas nas equipas técnicas (treinadores, delegados, fisioterapeutas e massagistas), 15 árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem e 20 pessoas na equipa técnica da organização (pertencentes à Associação de Futebol de Leiria e Federação Portuguesa de Futebol).
“O torneio também serve para os selecionadores nacionais verem os melhores jogadores do distrito, para depois definirem quais é que devem ser chamados às selecções nacionais”, explicou António Silva, vice-presidente da AFLeiria.
Na selecção de Leiria, entre os 12 seleccionados, dez jogam em clubes da região. João Ferreira é jogador do Catarinense, Diogo Ribeiro e Miguel Santos do Alvorninha, Diogo Nunes do Casal Velho, Rafael Abreu e Samuel Santos da Ribafria, Miguel Silva do Bombarralense e João Completo, Bruno Vieira e Leandro Constantino do Olho Marinho (que é o clube com mais convocados). A selecção fica completa com Bruno Carvalho (do Telheiro) e Francisco Silva (do Barreiros).
Os treinadores da selecção de Leiria são Pedro Santos, Leandro Rosa, Teresa Jordão e Jorge Branco. O capitão no primeiro jogo, que foi contra a Associação do Algarve, foi Diogo Nunes. A associação leiriense saiu vencedora por 4-3, numa boa partida de futsal, bem disputada e equilibrada.
Nesta edição participaram 21 associações de futebol de todo o país: Braga, Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Évora, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Algarve, Vila Real, Angra do Heroísmo, Viseu, Guarda, Bragança, Ponta Delgada, Madeira, Portalegre e Beja, além da anfitriã.
Os jogos realizaram-se entre os dias 27 e 30 de Dezembro, no Pavilhão Rainha D. Leonor, Mata, Nadadouro, Alvorninha e no municipal de Óbidos.
O torneio permite ainda que várias pessoas apreciem bons momentos de futsal, numa prova que reúne aqueles que são considerados os melhores jogadores de cada região nestas idades (15 e 16 anos).