Hoje foi um dia bom para o ciclista caldense João Almeida, que na 17ª etapa da Vuelta, com final em alta, ganhou tempo aos principais concorrentes. O jovem natural de A-dos-Francos entrou para a etapa que iniciava em Aracena em sexto lugar, subindo uma posição fruto do abandono do esloveno Roglic, que seguia em segundo na geral e, na sequência da queda de ontem, se viu obrigado a afastar-se da prova.
Já perto do final da etapa de hoje, integrado no grupo dos favoritos, João Almeida atacou e, depois de 162,3 quilómetros, cruzou a meta no Mosteiro de Tentudía em 13º lugar, conseguindo ganhar nove segundos ao grupo onde estava integrado o camisola vermelha (líder da prova), o belga Remco Evenepoel. A tirada foi ganha pelo colombiano Rigoberto Uran, da EF Education.
Depois desta boa prestação na etapa 17, o caldense consolida a sexta posição na geral e abre boas perspetivas para o que falta da prova. Recorde-se que na 18ª, na 19ª e na 20ª etapas existe ainda muita montanha, propícia a mudanças na geral, antes da consagração na vigésima primeira etapa, em Madrid. João Almeida está agora a 6 minutos e 51 segundos do líder, a 1 minuto e 18 do quinto classificado, Miguel Angel Lopez, da Astana e a 2 minutos do último lugar do pódio, agora ocupado pelo seu colega de equipa na UAE Emirates, Juan Ayuso.
Para amanhã está prevista uma etapa entre Trujillo e o Alto de Piornal, com uma distância total de 192 quilómetros.