Xadrez na Vila Natal 2016 em Óbidos

0
796
Xadrez

A Associação Peão Cavalgante/Arneirense tem estado presente, no mês de Dezembro, em Óbidos a divulgar o xadrez com a Alice e o Chapeleiro.
Além da vertente competitiva, mais conhecida por todos, a abordagem pedagógica e a terapêutica tem constituído surpresa agradável para muitos milhares de visitantes do evento.

Nota-se que, às primeiras impressões, o público não espera encontrar esta atividade num evento popular e de massas. Muitos adultos respondem que os filhos não querem jogar porque “não sabem”, porque “já sabem” ou porque “não gostam”. A mesma pergunta colocada às crianças, tem resposta afirmativa. Elas “querem jogar”!
Depois de entrar na Casa Invertida, onde decorre o workshop, os mais pequenos ficam conquistados para a modalidade. Os adultos, que participam e entram no espirito certo, acabam por entender as vantagens que a curto e longo prazo, esta prática proporciona, e a forma divertida como é ensinada.
Os pais que ficam fora da casa, e não participam, têm dificuldade em entender porque é que os pequenos não querem parar de jogar e sair para outras atividades. A atitude habitual é abrir os olhos e perguntar com ar espantado se a criança gostou mesmo.
Alguns pais, psicólogos, educadores, etc, mostram grande interesse na realização futura de eventos para outros pais ou profissionais junto de estabelecimentos de ensino e instituições por esse país fora.
A Associação Peão Cavalgante/Arneirense considera muito positivo o balanço do trabalho realizado até agora em conjunto com a Vila Natal. O Tabuleiro com peças gigantes é sem dúvida uma aposta diferente do habitual.
Relativamente ao Chapeleiro e à Alice, eles são os participantes mais animados do nosso  X(Ch)adrez. Aprendem rápido e adoram interagir com o público, animando os nossos convidados para o Chá!
Quem pretender aprender mais, deve contactar peaocavalgante@gmail.com ou 965 505 655.