Ciência e sabor no evento que irá decorrer entre 21 de março e 6 de abril e contará com a presença de 80 chefs
Desde o início do mês que os chefs Abner Ivan e Natália Marinho estão em Óbidos, numa residência criativa, a preparar algumas das peças artísticas que poderão ser apreciadas durante o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Juntamente com uma equipa de pasteleiros locais, estão a criar um laboratório 100% em chocolate, uma escultura de três metros cúbicos. Para além deste chef brasileiro que participa no festival há cerca de uma década, também o chef Jorge Cardoso irá recriar a imagem do cientista Einstein. Entre as esculturas a figurar no evento estarão também a Chegada do primeiro homem à Lua, Darwin e a Teoria das Espécies e a ovelha Dolly (primeiro animal clonado), mostrando também algumas das invenções científicas mais marcantes. Ao longo dos nove dias de evento também estarão a ser feitas algumas esculturas ao vivo.
Sob a curadoria do chef Francisco Siopa, executive pastry chef no Penha Longa Resort, esta edição contará com a presença de mais de 80 chefs portugueses e alguns dos melhores mestres chocolateiros internacionais, que garantirão a realização de showcookings, concursos e demonstrações. Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, destaca a aposta do evento na “valorização do setor”, trabalhando com as academias de formação do Turismo de Portugal, mas também algumas europeias, como são o caso da École Ducasse e da Chocolat Academy Callebaut. Também a cozinha molecular estará em evidência, com um laboratório que possibilitará aos participantes reproduzir diversas técnicas. Será ainda possível criar planetas em chocolate e conhecer o chocolate através de atividades sensoriais.
A recriar o mundo da Paleontologia, o festival terá ainda um espaço lúdico dedicado aos dinossauros, em parceria com a Dino Parque, onde será possível, por exemplo, recriar os fósseis em chocolate. A Ciência Viva também estará presente.
“Estamos confiantes de que esta edição, a exemplo das anteriores, será um grande sucesso, reforçando o posicionamento de Óbidos como um destino turístico de referência nesta área, no momento em que está prestes a firmar-se como destino escolhido para a sede da Plataforma Nacional do Chocolate, em protocolo com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP)”, refere o presidente da Câmara, Filipe Daniel.
O festival, que estará aberto de sexta-feira a domingo, das 11h00 às 21h00, tem um custo de entrada de 10 euros (a partir dos 12 anos). As crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos pagam 8 euros.