
Foi celebrado a 24 de Março, na Biblioteca Municipal das Caldas, o Dia da Poesia. A sessão, organizada pela Comunidade de Leitores das Caldas, prestou homenagem a Isabel Gouveia, autora local com vasta obra nos domínios jurídicos e literários (prosa e poesia).
Mais de uma centena de pessoas participaram nesta iniciativa, que contou com a presença de vários poetas e também do Grupo Coral dos Pimpões.
Foi perante sala cheia que decorreu a sessão de poesia dedicada a homenagear Isabel Gouveia. Vários poetas declamaram poemas da homenageada, e também de sua autoria. Entre os presentes destacou-se Jorge Castro e o seu grupo, que inclui poetas de Cascais e de Coruche, alguns já com livros publicados.
O actor Sinde Filipe também disse poemas da sua amiga caldense, enquanto que o crítico literário José Fernando Tavares analisou a vasta obra da homenageada.
À poesia juntou-se a música com a actuação do Grupo Coral dos Pimpões que interpretou Canções Heróicas, musicadas por Lopes Graça.

Outro momento alto da festa da poesia foi a intervenção de duas jovens que ganharam o Concurso de Poesia do Colégio Rainha D. Leonor: a primeira classificada, Joana Cavaco, de 10 anos, participou com o poema “O Sonho de Alice” e a segunda, Joana Franco, de 11 anos, com o poema, “O que é a vida”.
O final desta iniciativa ficou marcado pelo lançamento do último livro do poeta Jorge Castro, designado “Vinte Poemas por Amor e uma Canção Inesperada”. Em 13 anos esta já é a 23º obra deste autor, que é também um comunicador nato que anima estas sessões poéticas.
Segundo a organização, a sessão não poderia ter corrido melhor. “Recebemos por parte dos participantes felicitações por uma tarde cultural inesquecível”, disseram Palmira e Carlos Gaspar, responsáveis pela Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha.
À Gazeta das Caldas, Isabel Gouveia comentou que a sessão “foi muito agradável e participada”. A autora contou ainda que irá apresentar em breve, nas Caldas, o seu livro “Reflexões Sobre Livros e Autores”, que contém um conjunto de pequenos textos ensaísticos, quase todos publicados em jornais, blogs, revistas ou suplementos literários, nomeadamente no suplemento “Das Artes das Letras” do jornal O Primeiro de Janeiro.
Isabel Gouveia – que em 1985 foi distinguida com o “Prémio José Galeno”, pela Sociedade Portuguesa de Autores – contou ainda que em breve irá lançar uma colectânea que reúne toda a sua obra poética.
A autora, a quem a Câmara das Caldas da Rainha já distinguiu com a Medalha de Mérito Grau Prata, foi durante vários anos Conservadora do Registo Predial das Caldas.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt








