Artista pinta mural no Painho dedicado à avó Lucília

0
338

Jorge Romão decidiu pintar um mural no Painho, dedicado à sua avó Lucília. Fê-lo entre os dias 8 e 12 de agosto e usou tinta acrílica e colagens para a homenagear.
“Um jardim para avó Lucília” foi criado por este autor num total de 84 horas de trabalho de pintura. Não faltam árvores e pássaros coloridos neste mural executado “no preciso local” onde a avô do cadavalense “viveu toda a sua vida”, contou Jorge Romão.
O autor acrescentou que é “um lugar de afetos e memórias das noites de Consoada, onde toda a família se reunia, à volta de uma chaminé com o lume sempre aceso e, no ar, havia um cheirinho de ramos de eucalipto e de café acabado de fazer”.
O artista plástico fez esta homenagem à familiar no muro onde antes havia a casa da sua avó Lucília, que surge “representada na janela de uma porta, lado ao lado, com um dos muitos gatos que ela tinha”.
Jorge Romão divide-se entre a terra natal e Lisboa, onde vive e trabalha. Realizou recentemente na Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Painho a exposição “O triunfo do kitsch (e do lixo)” onde apresentou pintura, escultura e colagens. É autor da trilogia das poetisas que estão relacionadas com o Bairro da Graça: Sophia Mello Breyner, Natália Correia e Florbela Espanca”, que podem ser apreciadas na Calçada do Monte e Travessa do Monte, em Lisboa. ■