Os ceramistas da região que se dedicam às peças de autor querem estar mais próximos do seu público. Fortemente atingidos pela actual pandemia, a Associação Três Cês promoveu a criação de uma plataforma on-line onde as suas peças podem ser adquiridas
Desta forma, aquela entidade acaba por possibilitar também ao público encomendar directamente aos artistas, sem ter que recorrer a intermediários.
Nesta nova plataforma – designada Oficina Cerâmica – Séries Limitadas de Artista Ceramista – tenta-se simular on-line a exposição e a venda directa ao público pelos próprios artistas, “algo que sempre se realizou durante todos os nossos eventos, podendo o público identificar a peça e seu autor”, explica nota da Três Cês sobre esta iniciativa que usa a internet.
Além disso, a plataforma Oficina Cerâmica vai também substituir o evento Bom Dia Cerâmica, que a Três Cês estava a organizar e estava previsto acontecer nos dias 16 e 17 Maio de 2020 no concelho de Alcobaça, tal como a Gazeta das Caldas já tinha noticiado.
Apesar da mudança de planos, a plataforma vai continuar a funcionar mesmo depois dessa data e ficará disponível para consulta e para adquirir peças on-line.
A associação que se dedica à divulgar e a promover a cerâmica contemporânea teve que cancelar as suas iniciativas devido ao contexto de emergência e crise sanitária que estavam previstas para esta época.
Esta crise do novo coronavírus veio atingir de forma violenta um sector que é constituído principalmente por pequenos criadores. De resto, a exposição-venda reúne por agora obras em pequenas séries de vários autores tais como de Paula Violante, Miguel Neto, Liliana de Sousa, Jean Ferrari, Deborah Manson e de Heitor Figueiredo. A exposição pode ser visitada em www.ceramica3cs.com/loja/