Desporto dá mote ao Carnaval de Torres Vedras

0
361

Entre os dias 17 a 22 de Fevereiro vai decorrer o Carnaval de Torres Vedras que este ano é subordinado ao tema Desporto. Hoje, 17 de Fevereiro, às 9h30, decorrerá o corso escolar, que contará com mais de 8000 crianças e jovens de todo o concelho. Ao início da noite é altura da chegada de Suas Altezas Reais e da entrega da Chave da Cidade pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel.
Até 22 de Fevereiro é a El-Rei Dom Tesuryas Esmyfrado Plu’Gaspar da Bancarrota e a Ela Rainha Fona Eurofo-lida Troikaali Hagarraky que os súbditos foliões devem obediência. Os reis do Carnaval de Torres não são figuras públicas nacionais, mas sim pessoas bem conhecidas a nível local. Por tradição, são dois homens
A noite do Carnaval de Torres Vedras atrai milhares de pessoas que preenchem todas as ruas e praças do centro da cidade. Aqui não se sente frio e a temperatura até sobe à medida que a noite avança. No sábado, 18 de Fevereiro, milhares de foliões participam no concurso de mascarados que tem início às 21h00. Trata-se de grupos que participam neste concurso de modo espontâneo, tornando o corso de sábado à noite ímpar – pela criatividade apresentada nas suas criações que demoraram meses a ser pensadas e construídas.
No domingo, 19 de Fevereiro, a partir das 14h30, tem início o corso diurno, no qual saem à rua os carros alegóricos, construídos por empresas e artistas locais, carregados de sátira política e social. Este ano são oito e deste grupo fazem parte “O Lançamento do Zé Martelo”, “Cromos da Bola” e “Troika Trainning”.
O corso conta ainda com o ribombar dos tambores e bombos dos Zés-Pereira de Amarante que também fazem parte desta equipa. Os cabeçudos também entram em campo. Na segunda-feira, 20 de Fevereiro haverá à noite o corso trapalhão e na terça-feira, 2,  a partir das 14h30 realiza-se o corso diurno pelo centro da cidade. Na quarta-feira, 22 de Fevereiro, às 21h00 decorre o Enterro do Entrudo que será celebrado com fogo de artificio na Praça da República. A Câmara local decidiu dar tolerância na terça-feira de Carnaval.

Natacha Narciso

[email protected]