ESAD, Cencal e PH são membros honorários das Cidades e Vilas Cerâmicas

0
543
- publicidade -

A ESAD, o Cencal e o PH estão entre os primeiros membros honorários que foram nomeados pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) que reuniu nas Caldas da Rainha no passado dia 17 de Abril, altura em que assinalou o seu primeiro aniversário. Na sessão foram distinguidos ceramistas de todo o país e foi apresentado o programa Bom Dia Cerâmica, que vai acontecer em vários municípios do país nos dias 18 e 19 de Maio.

A ESAD, o Cencal e o PH estão entre os primeiros membros honorários da APTCVC, que quis salientar as principais instituições que apoiam ou estudam e investigam a cerâmica em Portugal.
A estas entidades caldenses juntam-se a APICER (Coimbra), o Centro de Património da Estremadura (Batalha), o Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (Coimbra), o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (Aveiro) e a Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (Aveiro).
Foi também distinguido, como membro honorário da associação, o arquitecto Manuel da Bernarda, de Alcobaça, pelo papel empreendedor que desempenhou nos últimos 50 anos na cerâmica industrial e criativa portuguesa.
Workshops de cerâmica criativa, visitas a colecções de cerâmica, a apresentação da candidatura das Caldas a cidade criativa e a apresentação de um estudo de um painel de azulejos de Jorge Colaço, são algumas das iniciativas do Bom Dia Cerâmica que se vão realizar nas Caldas da Rainha.
Segundo a presidente da associação, Célia Fernandes, a iniciativa, que terá lugar nos dias 18 e 19 de Maio, vai colocar todos os municípios a realizar eventos em volta da cerâmica em Portugal e por toda a Europa. “Será mais um grande evento da associação”, referiu a presidente.

ÂMBITO EUROPEU

- publicidade -

Célia Fernandes, que é vereadora da Câmara de Mafra, referiu também que a associação portuguesa está a concretizar a adesão ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, que já é constituído pela Itália, França, Espanha e Roménia. Além de Portugal, também se juntará a Alemanha.
A esta sessão comemorativa assistiram representantes de outros municípios com tradição cerâmica, que desejam integrar a associação como Porto de Mós, Miranda do Corvo e Oliveira do Bairro.
A sessão comemorativa decorreu com um almoço com degustação de iguarias regionais (queijos, doces e vinhos) que foram trazidos pelos responsáveis dos vários municípios. A ideia da associação foi provar o potencial de associar a cerâmica à tradição gastronómica e vinícola.
Presente na sessão esteve Vítor Francisco, responsável pela área da inovação da Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro e que também coordena o Clay Europe. Trata-se de um projecto financiado no âmbito do Interreg Europe e que visa promover boas práticas das empresas portuguesas. Esta iniciativa que funcionará durante cinco anos, pretende também promover intercâmbios entre entidades portuguesas e as suas congéneres europeias e já incluiu visitas de responsáveis da indústria portuguesa a Limoges (França) e à Umbria (Itália).
A associação também distinguiu ceramistas que participaram neste primeiro aniversário da APTCVC. Entre eles contaram-se os caldenses Vitor Reis, Elsa Rebelo, Atelier Sá Nogueira, Carlos Enxuto, Pedro Braz, Júlia Lopes e a alcobacense Liliana Sousa.

- publicidade -