
A vila de Valado dos Frades volta este mês a celebrar o seu padroeiro, S. Sebastião, com mais uma edição da tradicional “Festa das Chouriças”. Até 30 de Janeiro, as festas populares vão andar de mãos dadas com as celebrações religiosas, numa festa que todos os anos mobiliza largas centenas de pessoas.
A festa arrancou ontem com a celebração de uma missa solene e a bênção das novas insígnias. E habitualmente seria no fim-de-semana a seguir ao dia consagrado ao padroeiro que os festejos prosseguiriam. Mas as eleições presidenciais que se realizam no próximo domingo, dia 23, levaram a organização a adiar os festejos para os dias 28, 29 e 30 de Janeiro.
A organização garante que o programa, “embora modesto, vai permitir dar continuidade às tradicionais Festas das Chouriças”, onde não faltam a música popular, o folclore o as iguarias regionais. O dia 28 conta com animação do Duo Tropical, na Praça 25 de Abril, a partir das 21h30. Já a 29 de Janeiro os festejos começam pelas 10h00, com o desfile do grupo de gaiteiros Equipa Espiral de Braga pelas ruas da vila. O grupo sobe ao palco do recinto das festas quando forem 16h00, seguindo-se a actuação do Racho Folclórico Vale Choupinho, das Relvas. Zé Café e Guida prometem animar uma noite que chega ao fim à 01h00, com lançamento de fogo de luzes.
O domingo, dia 30, tem início com a saudação à população pela Filarmónica Maiorguense, marcada para as 10h00. Pelas 11h30 é celebrada a missa da festa, à qual se segue o ponto alto das festas, a procissão em honra de S. Sebastião. Pelas ruas engalanadas e enfeitadas de flores vai passar o padroeiro do santo associado à protecção contra a peste e à defesa das plantações e do gado, bem como outros santos patronos dos lugares da vila. A procissão é ainda composta pelo cortejo de oferendas da população, onde o destaque vai para as afamadas chouriças, que depois são vendidas no leilão marcado para as 15h00.
Às 15h30 o anfiteatro da Junta de Freguesia é palco do concerto da Filarmónica Maiorguense e o início de noite é animado pelo conjunto Five.pt. as “Festas das Chouriças” chegam ao fim às 0h00, novamente com lançamento de fogo de luzes.
A antiguidade do culto a S. Sebastião na região é testemunhada por diversos vestígios arqueológicos e por uma estátua patente no Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré.
J.F.