A estátua de José Malhoa já está iluminada. Trata-se do primeiro passo do projecto de iluminação artística do Parque D. Carlos I, que está a ser efectuado pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, com o apoio da Câmara.
Concebido pelo arquitecto e lighting designer caldense, Alexandre Neto, o projecto começou pela zona do Museu Malhoa e a estátua do pintor já está iluminada.
“Segue-se agora a iluminação das árvores na envolvente, naquilo a que o arquitecto chamou um quadro vivo”, explica à Gazeta das Caldas o presidente desta autarquia de base, Vitor Marques. De acordo com o autarca trata-se de um projecto a longo prazo, a realizar por fases e com custos avultados, que pretende dar notoriedade às peças artísticas e a própria natureza existente no Parque, durante a noite.
Só a primeira fase de iluminação da zona do Museu Malhoa (de projecto e aquisição de materiais), ronda os oito mil euros. A junta de freguesia está a desenvolver a iniciativa, cabendo à autarquia o apoio financeiro.
A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório possui um protocolo com o município caldense, no valor de 200 mil euros, para manutenção do Parque e da Mata.
Nesse âmbito são dinamizadas diversas acções, como a poda das árvores, que está actualmente a decorrer, a reflorestação da mata ou ainda uma intervenção nas casas de banho públicas. A requalificação da zona da mata do Parque, no antigo parque de campismo da Orbitur, e as oficinas de artistas, previstas concretizar nas antigas cavalariças, estão a aguardar parecer da Direcção Geral do Património Cultural.
Vítor Marques espera que ainda este ano possa vir a ser reabitado o parque infantil existente no Parque D. Carlos I, parte dele financiado pelo Orçamento participativo e que prevê a requalificação total daquele equipamento, tanto ao nível de espaço de jogo e recreio, como de mobiliário e substituição do pavimento.
OBRAS DE LIMPEZA E NOVOS JARDINS
Mesmo em tempo de pandemia, a junta de freguesia não pára os trabalhos. Fez obras no cemitério do Coto, onde acrescentaram dois talhões novos, e dois novos jardins, na Estrada da Laje e no Regato, nos Casais de S. Jacinto. Estão também a arranjar as bermas das estradas na Lagoa Parceira, permitindo que as pessoas que ali fazem caminhadas tenham melhores condições para circular.
Está também a executar as limpezas de bermas, passeios, caminhos e outros, com o objectivo de melhor servir a população, adaptando-se às exigências dos tempos actuais. Este ano esta autarquia de base o princípio da não utilização de herbicidas, que “apesar de ter um resultado mais efectivo apresenta altos riscos para a saúde e para o ambiente”, refere a junta. O combate é feito unicamente com mão-de-obra e maquinaria, tendo adquirido máquinas eléctricas para ajuda nos trabalhos e na responsabilidade ambiental.





