Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Peniche, Filipe Sales e Cristina Leitão, escreveram na semana passada ao Presidente da Admin istração Regional de Saúde (ARS-LVT) para alertar para os riscos para a saúde dos utentes que resultarão da mudança temporária das instalações do Centro de Saúde de Peniche para o 2º piso do Hospital de Peniche, o mesmo onde funciona o internamento do Hospital.
Filipe Sales salienta que foi alertado para esta situação por profissionais de saúde que trabalham no Hospital de Peniche e no Centro de Saúde de Peniche e que consideram inaceitável a solução encontrada pela ARS.
O vereador do PSD destaca que “é muito importante e urgente que as obras no Centro de Saúde se façam e defendemos isso mesmo há muito tempo” mas que “é igualmente fundamental que não sejam colocadas em causa a saúde e a vida dos cidadãos.” Estão em causa obras que se estima que durem entre 9 meses a 1 ano.
Os autarcas do PSD decidiram escrever à Administração de Saúde perante a iminência da mudança, prevista para os próximos dias, e depois de terem abordado o assunto na reunião de Câmara e de não terem tido qualquer informação sobre o assunto por parte do Presidente da Câmara, Henrique Bertino.
Filipe Sales destaca que “estamos a falar de pessoas em situação vulnerável, como crianças, idosos ou grávidas [utentes do Centro de Saúde], que ficarão expostos a riscos para além do que seria necessário ou razoável”, para além dos problemas para o bom funcionamento dos dois serviços que o funcionamento no mesmo piso acarreta.
Na carta que dirigiram à ARS, os autarcas deixaram a questão: “num serviço hospitalar com doentes infetados, no qual se restringe – por boas práticas – as visitas a crianças menores de 12 anos, como se explica que agora passem a ir ali obrigatoriamente crianças, idosos e grávidas?”
Para além disso, Filipe Sales alerta que “também os doentes internados no Serviço de Medicina do Hospital ficam expostos a mais infeções, o que pode prejudicar a sua recuperação”.
Perante a ausência de resposta sobre alternativas, os vereadores do PSD adiantaram duas possíveis soluções: alojar temporariamente o Centro de Saúde no 1.º piso do Hospital de Peniche, apesar de tudo menos exposto que o 2.º piso, ou instalar um contentor provisório para funcionamento do Centro de Saúde, enquanto decorrerem as obras.
Cristina Leitão explica que “qualquer destas alternativas, não sendo perfeita, parece-nos melhor do que a possibilidade de expor os cidadãos utentes do Centro de Saúde a riscos de saúde que podem ser evitados”.
Os vereadores do PSD esperam “que seja encontrada uma solução que proteja a saúde das pessoas de Peniche, que dos utentes do Centro de Saúde, quer dos que em determinado momento se encontrem internados no Serviço de Medicina do Hospital”.
Vereadores do PSD de Peniche